Os eleitores gaúchos têm até está quinta-feira, dia 23, para regularizar o título de eleitor, incluindo alterações de local de votação, domicílio eleitoral ou emissão do documento.
O prazo inicial de 8 de maio foi estendido devido o desastre climático no Rio Grande do Sul, permitindo que aqueles que não fizeram o cadastro biométrico votem no pleito.
Manter o título regularizado é um pré-requisito para diversas ações, como obter passaporte ou documento de identidade, receber remuneração de função ou emprego público, participar de concorrência pública e se inscrever em concurso público, entre outras.
Tirar o título de eleitor
Para resolver, basta se dirigir à unidade de atendimento eleitoral mais próxima, levando os seguintes documentos:
- documento oficial de identificação (preferencialmente, com foto);
- comprovante de vínculo com o município (como comprovante de residência, por exemplo) ou algum documento que comprove vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da cidade;
- certificado de quitação militar (somente obrigatório à pessoa do gênero masculino que solicitar o primeiro título no ano em que completar 19 anos).
Regularizar a situação eleitoral
Não é possível votar enquanto estiver com a inscrição eleitoral (título) cancelada ou suspensa. Assim, para participar das Eleições 2024, é preciso estar com o título regular.
Caso esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso, procure um cartório eleitoral para saber como proceder com a regularização.