O Prefeito Pedro Almeida definiu nesta sexta-feira (16), em reunião com a secretária de Saúde de Passo Fundo, Cristine Pilati, algumas ações e estratégias para intensificar os cuidados e prevenção no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o Painel de Casos de Dengue no RS, do governo do Estado, até a tarde desta sexta-feira, Passo Fundo contabiliza 18 casos confirmados da doença (11 autóctones), num total de 244 notificações enviadas para análise, sendo 112 negativados e 114 aguardando resultado. “Seguimos com várias ações de enfrentamento à dengue no município. Por parte da Prefeitura, estamos chamando as entidades da cidade para fazer uma grande força-tarefa, que vai tratar de forma mais específica o tema. Autorizei o processo de compra dos testes rápidos, temos mais de 50 agentes trabalhando nas ruas com orientação e fiscalização nas residências. Neste momento, pedimos à população que continue nos auxiliando, fazendo a limpeza de suas casas e locais que possam ter acúmulo de água”, destaca o prefeito.
A secretária Cristine Pilati frisa que será feito um treinamento de capacitação de toda a rede de saúde do município, tanto municipal quanto privada, para atender a população. “Apesar de não estarmos numa situação grave como outros municípios, precisamos nos preparar. Queremos que nossa rede de saúde esteja capacitada, caso seja necessário um atendimento específico. Estamos realizando também a pulverização em todos os bairros e, de forma mais intensa, nos que apresentam casos positivos e larvas. Fizemos um reforço na compra de materiais e medicamentos necessários para o atendimento dos pacientes”, afirmou a secretária.
No site da Prefeitura (pmpf.rs.gov.br), semanalmente na terça-feira, a situação da dengue no município é divulgada por meio de boletim que contém o número de notificações, o número de casos descartados, o número de casos em investigação, o número de casos confirmados, o número de casos autóctones e o número de óbitos (caso ocorra).