O prefeito Pedro Almeida reuniu nesta terça-feira (20) a coordenação da Defesa Civil do Município e secretarias de governo para tratar do plano de contingência de Passo Fundo. Será publicada portaria nos próximos dias para nomear a comissão responsável pela elaboração do plano, que define ações estratégicas e planejadas para proteção do Município em momentos de emergência e de eventos climáticos extremos, como temporais e ciclones.
“O trabalho da Defesa Civil é constante. Hoje nos reunimos para avançar na prevenção e intensificar ações que já vêm sendo desenvolvidas, como o mapeamento das áreas de risco, limpeza de pontos estratégicos e assistência à população mais vulnerável que vive em áreas mais suscetíveis a ocorrências”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.
O Município de Passo Fundo está auxiliando na campanha solidária promovida em todo o Rio Grande do Sul para auxiliar as famílias afetadas pelo ciclone que atingiu o Estado. As pessoas interessadas em auxiliar com alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, itens de higiene e limpeza podem deixar as doações nos seguintes locais:
Secretaria de Segurança Pública: Avenida Brasil Leste, 1504 – Petrópolis
3 RPMON da Brigada Militar – Avenida Presidente Vargas, 1501
Corpo de Bombeiros – Rua Independência, 1320
Acisa – Rua Antonio Araújo, 1110
Mercado Compre Bem da Avenida Sete de Setembro
Rede de Postos Carga Pesada
O coordenador da Defesa Civil de Passo Fundo, Jair Maffi, destacou a importância da mobilização. “A união de esforços é fundamental para amenizarmos os impactos causados em casos de imprevistos climáticos ou pelo alto volumes de chuvas, por exemplo. A coordenadoria da Defesa Civil está estruturada para proteger a população em casos de eventual necessidade”, enfatizou Maffi.
As secretarias de Obras e Serviços Gerais, assim como a de Meio Ambiente, realizam constantemente trabalho de limpeza e desobstrução do Rio Passo Fundo e afluentes, assim como das bocas-de-lobo e locais onde constantemente acontecem alagamentos. As Secretarias de Assistência Social, Saúde e de Habitação também têm papel importante no auxílio a famílias atingidas por esses eventos climáticos.
Foto: João Henrique Pazuch