Preocupado com o alto fluxo de veículos e a elevada velocidade de alguns condutores que trafegam pela ERS 153, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), entregou nesta terça-feira (02/09) um ofício à 6ª Superintendência Regional do DAER, localizada em Passo Fundo, solicitando a instalação de equipamentos de segurança viária nos dois sentidos do trevo de acesso ao município.
A proposta é implantar um redutor de velocidade ou radar eletrônico (pardal) com limite de 50 km/h na rodovia, especialmente nas imediações do Ginásio Municipal Sérgio Dias Manivela, local que concentra intensa circulação de pedestres, crianças, idosos e veículos pesados.
De acordo com o prefeito Nico, o objetivo é aumentar a segurança deste trecho urbano da rodovia, pois o excesso de velocidade de alguns veículos acaba criando situações de risco. “Essa é uma demanda urgente da comunidade de Ernestina. Precisamos de ações efetivas que preservem vidas e evitem novos acidentes”, disse o prefeito Nico, que agora aguarda o retorno da Superintendência para viabilizar a medida o quanto antes.
Conforme levantamento da Prefeitura de Ernestina, passam em média mais de 15 mil veículos por dia pela ERS-153 em Ernestina, sendo esse o trecho mais movimentado entre a BR 386 (Tio Hugo) e Passo Fundo, principal centro econômico e de serviços do Norte do Rio Grande do Sul, o que evidencia a necessidade de novas medidas de segurança viária.