O prefeito Pedro Almeida concedeu entrevista nesta terça-feira, 15, à Rádio Planalto News (92.1), quando realizou um balanço dos primeiros 100 dias de seu segundo mandato em Passo Fundo. A sua participação aconteceu no programa Comando Popular, com a apresentação de Luiz Carlos Carvalho.
O chefe do Executivo destacou os projetos colocados em prática e que foram implementados de sua primeira gestão. Pedro Almeida destacou, principalmente, as obras em andamento no município. Lembrou que a população está sendo chamada a fazer suas indicações dos locais a receberem investimentos do Programa Minha Rua com Asfalto que chega a sua quinta edição. O Paver aparece como uma novidade dessa implementação. Ainda ressaltou o início das obras na ERS-324, no trevo que dá acesso ao distrito industrial, que começam nesta semana. Lembrou que será dado atenção aos demais trevos da rodovia, bem como o localizado junto ao acesso ao De Carli na BR-285, de grande movimento.
O prefeito destacou o investimento na área de saúde, com a inauguração na semana passada de 32 leitos de internação clínica e ampliação do Centro de Diagnóstico no Hospital Beneficente Doutor César Santos (Hospital Municipal) em Passo Fundo. Ainda no setor, lembrou da reforma do Cais Petrópolis, entre outros setores.
Dentro dos 100 dias, lembrou do investimento em educação, com a ampliação do Tempo Integral e a inauguração da Escola Uno a Uno con Amor. Ainda nesse segmento, ressaltou a importância da Missão Cidade Educadora, que agora em 2025 conta com ida dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, ao lado de professores, para a Bélgica. O embarque acontece na próxima sexta-feira (18). Em Bruxelas, eles serão embaixadores da Educação de Passo Fundo e apresentarão projetos desenvolvidos pelo Município. Também terão a oportunidade de conhecer práticas educacionais e a cultura de uma das principais cidades do mundo.
Sobre o interior do município, lembrou das obras que estão sendo colocadas em prática no asfaltamento das estradas. Deu destaque, também, para a obra no acesso ao distrito de São Roque. São 3,7 km de trecho com asfaltamento, em uma área de intenso movimento que facilita o acesso a propriedades e incentiva o turismo rural na região.
Pedro Almeida fez referência ao incentivo dado ao esporte. Estão sendo destinados R$ 1,5 milhão para o Fundo Municipal do Esporte em 2025. Em breve, haverá novos investimentos no setor de cultura, com destaque também para o incentivo sempre oferecido ao tradicionalismo. O chefe do Executivo lembrou com orgulho dos resultados alcançados pela Escola Pública de Música Yamandu Costa.
Ainda no relato sobre os primeiros 100 dias de segundo mandato, o prefeito passo-fundense lembrou do Programa Café com Emprego, unindo a Prefeitura, as empresas e as pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho. No último dia 8 de abril, houve a primeira edição do ano, tendo por local o Clube Comercial.
Ainda na entrevista, o prefeito realizou um resumo da agenda mantida em Brasília. Almeida foi eleito na segunda-feira (7) como um dos vice-presidentes da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para o biênio 2025-2027. A entidade reúne os municípios com mais de 80 mil habitantes do país.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: