O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, confirmou, nesta sexta-feira (22), a realização da obra de contenção na sanga do Loteamento Costa Verde, aguardada há mais de 30 anos pelos moradores. “A Prefeitura tem as condições necessárias para fazer a intervenção e estamos assumindo este compromisso”, disse durante reunião com lideranças comunitárias.
A obra, que acontecerá em um trecho de 400 metros para melhorar a drenagem e o fluxo de água e evitar prejuízos às residências do entorno, será licitada pelo Município. A estimativa é que, em um período de seis meses, os trâmites legais sejam finalizados com o licenciamento ambiental e a contratação de uma empresa responsável.
A notícia foi comemorada pelos moradores. A presidente do Loteamento Costa Verde, Carmen Lúcia Rocha, enfatizou a importância da contenção. “É a solução para o problema que estamos enfrentando. Muitas pessoas estão tendo prejuízos em suas casas. Ficamos muito felizes com a obra”, afirmou.
O secretário de obras, Rubens Astolfi, explicou aos moradores alguns aspectos técnicos do projeto. “É uma obra de saneamento. No local, a legislação ambiental atual nos permite fazer o canal com muros de gabião, garantindo estabilidade do terreno para que o talude não desbarranque e a uniformidade na velocidade de água, que vai fluir sem problemas de parar em árvores e terra, melhorando a drenagem e trazendo mais segurança a quem mora lá”, destacou.
O anúncio da obra é resultado da articulação da comunidade com o poder público municipal, como destacou o coordenador de Movimentos Populares, Felipe Manfrói. “A demanda foi apresentada para o prefeito Pedro em um dos encontros do Programa Prefeitura Mais Perto, realizado com os presidentes de bairro, e foi ampliada recentemente no Bairro a Bairro, que aconteceu neste mês de março na região dos bairros Dona Júlia, Nenê Graeff e Costa Verde”.
Obras de saneamento garantidas e entregues
A Prefeitura concluiu outras duas importantes obras de saneamento, nos bairros Berthier e Victor Issler. Conforme o prefeito Pedro Almeida, estas intervenções foram asseguradas durante uma reunião com os moradores em janeiro de 2023 e executadas simultaneamente. “Concluímos a obra na Victor Issler no fim do ano passado e a da Berthier no início de 2024, como havíamos sinalizado às duas comunidades”, completou.
No Bairro Berthier, foi construída uma galeria de 460 metros na Rua Miguel Vargas. A estrutura aumenta em até cinco vezes a capacidade de vazão da tubulação, otimizando o escoamento de água e impedindo a formação de pontos de obstrução.
Já no Bairro Victor Issler, foi feita uma nova tubulação entre as ruas Fagundes dos Reis e Timóteo Rodrigues, compreendendo uma área de cerca de 400 metros. A intervenção evita, principalmente, os alagamentos que, antes, eram frequentemente registrados.