Vice-presidente de Educação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, participou nesta terça-feira (7) do 2º Encontro Embaixadores da Educação, em Sobral, no Ceará. O evento, promovido pelo Centro Lemann, com apoio da FNP, reuniu prefeitos e secretários municipais de mais de 50 cidades brasileiras para debater estratégias de fortalecimento da educação pública e de enfrentamento às desigualdades.
Na abertura, Pedro destacou a importância da mobilização coletiva das lideranças municipais em defesa da educação. “Nosso compromisso é garantir que cada criança e adolescente tenha acesso a uma escola de qualidade. É esse esforço conjunto que pode mudar a realidade da educação brasileira”, afirmou. Ele reforçou ainda que essa mobilização deve ultrapassar as fronteiras locais, unindo prefeitos de todo o país na defesa de pautas no Congresso Nacional que assegurem condições reais de valorização docente, por exemplo.
A escolha de Sobral como sede do encontro se deve ao exemplo do município, que se tornou referência nacional em políticas educacionais voltadas à alfabetização e ao avanço nos índices de aprendizagem nas últimas duas décadas. Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a análises de dados oficiais, atividades práticas, além de momentos de visita a experiências locais de gestão educacional. Entre os principais temas discutidos estão a alfabetização na idade certa, educação especial, fortalecimento da liderança escolar e formação técnica de diretores, desafios que permanecem centrais para as redes municipais em todo o Brasil.
Para Anna Penido, diretora-executiva do Centro Lemann, o desafio é mobilizar lideranças em torno de compromissos concretos. “Temos exemplos de que é possível avançar de forma consistente quando se alia visão estratégica, continuidade de políticas públicas e foco na aprendizagem de cada estudante. Buscamos inspirar prefeitos e secretários a assumir essa agenda em seus municípios, de forma colaborativa e baseada em evidências”, destacou.
Conforme o secretário municipal de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, Passo Fundo está, a partir do diagnóstico feito, trabalhando na construção colaborativa de objetivos estratégicos e metas claras de melhoria dos resultados da educação pública municipal. “Embora tenhamos avançado muito, reconhecemos que temos um grande desafio pela frente que só pode ser vencido com a participação de todos.” Estes objetivos e metas serão divulgados em novembro e contemplam a universalização do acesso à educação infantil, a redução das desigualdades entre os estudantes, a garantia da alfabetização na idade certa e a diminuição da reprovação e do abandono escolar”, afirmou.
O Encontro Embaixadores da Educação, junto com o Programa Lideranças pela Educação do Centro Lemann, atua em três frentes: com prefeitos e secretários, com equipes técnicas das secretarias de educação e com gestores escolares. O foco é criar condições para que cada rede pública consiga organizar suas estruturas e apoiar suas escolas a avançar com consistência e equidade.
Ao reunir lideranças de diferentes municípios em Sobral, o encontro buscou reforçar a importância da cooperação entre cidades e consolidar um movimento nacional pela equidade na educação, com responsabilidade política e compromisso público com os estudantes brasileiros.