Grupo Planalto de comunicação

Prefeito Pedro recebe premiação por ações do Município voltadas à proteção animal

O conjunto de ações do Município voltadas à proteção animal rendeu ao prefeito Pedro Almeida, na noite desta sexta-feira (1), o reconhecimento com o Prêmio Edison Armando de Franco Nunes. A distinção, entregue durante a Expointer 2023, em Esteio, é promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul.
Passo Fundo foi premiada na categoria Destaque Bem-estar Animal e Proteção, devido a iniciativas como o programa de castrações É o Bicho, o Banco de Ração e o Acolhe Pet. “As ações de proteção animal avançaram muito nos últimos anos. Temos desenvolvido um importante trabalho em conjunto com as protetoras e entidades ligadas à área para promover políticas públicas como os investimentos em castrações, que trazem resultados concretos para o bem-estar e controle populacional dos animais”, afirmou o prefeito Pedro. 
O Programa É o Bicho, da Prefeitura de Passo Fundo, já castrou mais de 11 mil animais. A iniciativa encaminha animais para clínicas conveniadas com o município para realizar a esterilização gratuita para pessoas de baixa renda e para a rede de proteção. 
“O programa É o Bicho iniciou com as castrações e depois o Município implantou os demais serviços, como o Acolhe Pet e o Banco de Ração, todos voltados para a proteção animal. O programa É o Bicho foi um marco nas políticas públicas em defesa dos animais em Passo Fundo”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Colussi. 
Outra iniciativa destacada na premiação, o Acolhe Pet, é um repasse financeiro da Prefeitura para protetores credenciados que acolhem os animais em situação de vulnerabilidade. Atualmente, doze protetoras credenciadas recebem o auxílio de R$ 70,44 por animal albergado. 
“Temos um conjunto de ações que traz respaldo para a causa animal, que nunca esteve tão representada com políticas públicas. A administração do prefeito Pedro respeita as pessoas, respeita a cidade e também respeita os animais”, ressaltou Colussi. 
Outras ações do Município voltadas ao bem-estar animal:
Amigo Pet: Programa criado para acolher os moradores em situação de rua que possuam animais para que possam levá-los para pernoitar no albergue municipal.
Banco de Ração: Ação emergencial para atender pessoas em situação de vulnerabilidade que possuem animais
Espaço Pet: Espaço em praças públicas para convivência entre os animais. Atualmente Passo Fundo possui dois espaços, um localizado na praça Capitão Jovino e outro no Centro de Lazer Fredolino Chimango
Campanha de Augasalho: Arrecadação de agasalhos para os animais
Fiscalização de Maus Tratos a Animais: Atendimento às demandas da comunidade. Até o presente momento temos 610 denúncias protocoladas
Ambulatório Veterinário Municipal: Atendimento ambulatorial gratuito para comunidade. Até momento, foram realizados 2.690 atendimentos gratuitos.
Educação: Palestras em escolas públicas e privadas para orientações relativas ao respeito pelos animais. 
Fórum do Bem-Estar Animal: Fórum realizado para divulgar as ações realizadas pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal, apresentando dados e as políticas públicas implantadas pelo município.
Campanhas de Conscientização: Instaladas placas em locais estratégicos no município, alertando sobre abandono, maus tratos e incentivo a adoção responsável.
Sobre o prêmio
O “Prêmio Destaque Professor Édison Armando de Franco Nunes”, em sua segunda edição, busca reconhecer pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da Medicina Veterinária no Rio Grande do Sul. A distinção é uma homenagem ao professor Édison Nunes, que deixou um legado inestimável para a Medicina Veterinária e a Zootecnia.
As indicações de nomes para o prêmio foram feitas por associações de médicos veterinários e zootecnistas, em todo o Estado, além de contar com a contribuição dos representantes de instituições do RS, dos cursos de Medicina Veterinária, dos Sindicatos de Médicos Veterinários e zootecnistas, bem como pelas entidades representativas da agropecuária, da indústria, do comércio, dos serviços e do cooperativismo, por representantes dos poderes públicos e pela sociedade.
Facebook
Twitter
WhatsApp