A decisão de extinguir turmas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coronel Lolico em Passo Fundo gerou grande insatisfação entre pais, alunos e professores. Na última semana, a comunidade foi surpreendida com o anúncio de que as turmas de 8° e 9° anos deixariam de existir já em 2025, com a previsão de encerramento das classes de 6° e 7° anos em 2026. A medida não agradou, e pedidos por revisão da decisão movimentaram a comunidade escolar.
Diante da repercussão, o prefeito Pedro Almeida divulgou um comunicado oficial, determinando a suspensão das mudanças previstas para o próximo ano. “Nenhuma alteração será feita na escola em 2025. Durante o ano de 2025 será acompanhada para ver a situação de como organizar a partir de 2026”, informa a nota da Secretaria Municipal de Educação.
O legislativo foi acompanhado pelo vereador Michel, que intermediou o contato entre a comunidade e a gestão municipal.
O objetivo é garantir que quaisquer mudanças futuras sejam feitas com a participação ativa da comunidade escolar, buscando atender às necessidades de todos os envolvidos.
O caso reforça a importância da comunicação entre administração pública e a comunidade para decisões que impactam diretamente a educação e o futuro dos estudantes.