O prefeito Pedro Almeida anunciou nesta quinta-feira (9) um pacote de obras voltado para fortalecer a infraestrutura de drenagem do município, com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas fortes e evitar alagamentos. O investimento previsto é de R$ 5 milhões, que serão destinados à manutenção da tubulação existente e à implementação de ações preventivas, incluindo mais de 600 reparos programados.
Desde as chuvas intensas que atingiram a região em setembro de 2023, a Administração Municipal realizou mais de 400 intervenções emergenciais para diminuir os danos causados pelas inundações. “O pacote de obras faz parte de um plano abrangente de gerenciamento de águas pluviais, que possa minimizar os impactos das fortes chuvas”, pontua o prefeito.
A responsabilidade pela realização das obras será da Secretaria Obras, que coordenará as atividades em parceria com a empresa licitada para execução dos serviços especializados. “Com as fortes chuvas que vêm assolando nossa região, é de grande importância trabalharmos de maneira preventiva. Portanto, nosso trabalho será focado na manutenção de redes existentes, prevenção de inundações, além de tapa buracos em todas as regiões do nosso município”, frisa o secretário, Ramon Oliveira.
As obras de drenagem estão programadas para começar no segundo semestre de 2024, com a mobilização de equipes e maquinário para os locais identificados como prioritários. O plano inclui ações de manutenção em redes existentes, tapa buracos, além de redes novas para prevenção.
O prazo estimado para a conclusão das intervenções é de aproximadamente oito meses, com previsão de término nos primeiros meses de 2025. Durante esse período, a população poderá acompanhar o andamento das obras por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.
Nos últimos anos, a Prefeitura investiu R$ 30 milhões em obras de drenagem, em mais de 20 bairros. Schisler, Jerônimo Coelho, Nenê Graeff, Ipiranga, Roselândia, Valinhos, Zachia, Planaltina, Vila Luíza, Bom Jesus, 1º Centenário, Tupinambá, Lucas Araújo, Berthier, Victor Issler são alguns que receberam investimentos.
Além disso, em todas as obras que acontecem pelo programa Minha Rua com Asfalto e pelos pacotes de revitalização das vias estratégias para o trânsito, há a revisão e o reforço no sistema de drenagem. Essas intervenções evitaram que muitos pontos da cidade registrassem alagamentos.