Olhares atentos, curiosidade e muita vontade de aprender a tocar um instrumento musical. A interação dos alunos das escolas municipais que sediarão as oficinas do programa da Escola Pública de Música Yamandu Costa com o músico passo-fundense que empresta seu nome e sua trajetória para nominar a iniciativa do Município, tem refletido no desejo de as crianças e adolescentes da rede de educação participarem da iniciativa.
Ao todo, 32 escolas municipais de ensino fundamental serão contempladas com o projeto, beneficiando alunos do sexto ao nono ano, em quatro modalidades de ensino de música: cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro. As aulas serão ministradas por quatro instrutores e quatro auxiliares, sob a regência do maestro Rodrigo Ávila. Para atender a demanda e ampliar o acesso dos estudantes ao programa, a Prefeitura estruturou salas de aula com instrumentos musicais em quatro instituições de ensino, descentralizando o projeto.
Em uma destas escolas, a EMEF Senador Pasqualini, no bairro Vera Cruz, Yamandu foi recebido pelos mais de 200 alunos do turno da tarde com uma canção e um vídeo em sua homenagem. Após conversar com os estudantes, o músico visitou o espaço que será utilizado para a formação musical das crianças e adolescentes. “A estrutura montada pela Prefeitura é ótima e vai dar todas as condições para que os participantes do programa possam ser inseridos neste universo tão fantástico que é o da música”, avaliou ele.
Na EMEF Cohab Secchi, a expectativa dos alunos Ana Laura, Nathielly e Pedro, todos com 10 anos, era poder ouvir uma canção de Yamandu. “A gente pesquisou um pouco sobre ele, fizemos desenhos e ficamos muito curiosos para conhecer ele pessoalmente”, disseram eles. A Escola, que também recebeu uma das quatro salas de música, já foi visitada pelos instrutores que atuarão nas oficinas e que estão sensibilizando os estudantes para que se inscrevam no programa. “Eu tenho certeza que vai ser uma ótima ação. Estamos todos muito empolgados, a nossa escola precisava de algo assim”, comentou a coordenadora pedagógica, Carina de Souza.
Acompanhado do secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira; de instrutores e auxiliares da Escola Pública de Música e de gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME), Yamandu ainda visitou as EMEF’s Benoni Rosado, no bairro São José; e Wolmar Salton, no bairro São Cristóvão. Para a diretora da EMEF Wolmar Salton, Evania Calza, receber o artista nas dependências da instituição de ensino é um “orgulho e também uma enorme responsabilidade, porque representa uma oportunidade para mostrarmos o quanto estamos empenhados e comprometidos com o projeto da Escola Pública de Música”.
Para Yamandu, ser referência para a Escola Pública de Música da rede municipal de educação é manter no tempo a contribuição do seu pai, Algacir Costa (in memorian) enquanto educador. “Me sinto muito honrado. Tudo isso me remete à memória do meu pai. Ele sempre foi a minha grande ligação com Passo Fundo e um educador nato, que formou muitas pessoas na cidade. Ele queria disseminar a linguagem da música”, contou.
Em cada escola visitada, Yamandu compartilhou suas experiências e sua trajetória, dialogando com os estudantes, respondendo a questionamentos e entregando, oficialmente, as salas de música e os instrumentos que serão utilizados pelos estudantes nas oficinas do programa Escola Pública de Música.