A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Passo Fundo divulgou, nesta segunda-feira (22), o balanço das chuvas registradas nas últimas 72 horas no município. Os acumulados variaram entre 61,6mm³, na estação meteorológica de Bela Vista, e 118,8mm³, em São Roque.
No perímetro urbano, os maiores volumes foram contabilizados na estação Fredolino Chimango, com 109mm³, e na Estação Manoel Portela, com 107,6mm³. As rajadas de vento permaneceram dentro de níveis moderados, não ultrapassando 41 km/h na cidade e 61 km/h no interior.
Apesar da intensidade das precipitações, Passo Fundo registrou poucos danos. Foram atendidas três ocorrências: uma igreja na Ocupação Floresta e duas residências, para as quais a Defesa Civil distribuiu lonas em apoio, por meio do Corpo de Bombeiros. Houve alagamentos em duas ruas – uma delas na Ocupação 4, no bairro Zachia –, sem registro de residências atingidas.
A Secretaria de Obras está atuando para melhorar o escoamento da chuva. Entre as frentes de trabalho, está a desobstrução do esgoto pluvial na rua em frente ao antigo Plantão da Polícia Civil. Outro ponto crítico foi registrado na Rua São Sebastião, no bairro Hípica, onde o rompimento de uma galeria abriu um buraco, ocasionando a queda de um veículo.
Os transtornos enfrentados em Passo Fundo são considerados pontuais. Enquanto isso, a situação no Rio Grande do Sul é mais preocupante. Em diferentes regiões do estado, as chuvas têm provocado alagamentos significativos, quedas de barreira e desabrigados.
A Prefeitura realiza um trabalho constante focado na prevenção de alagamentos, como a limpeza de rios, que tem evitado o transbordamento e situações de risco a famílias. Também orienta à população sobre o descarte correto de resíduos para evitar o entupimento de bocas de lobo.
O Município trabalha, ainda, no monitoramento preventivo através das estações meteorológicas municipais, na cidade e no interior, mantendo as equipes à disposição para auxiliar os moradores.
A Defesa Civil reforça que segue acompanhando as condições climáticas.