A Prefeitura de Passo Fundo realizou, nesta quarta-feira (17), uma reunião com as diretoras das escolas municipais para discutir a compra dos prédios onde atualmente funcionam as instituições de ensino. O encontro contou com a presença do prefeito Pedro Almeida e do Secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, que destacaram a importância desse processo para a qualificação da educação no município. As escolas incluídas no processo de aquisição são as Emeis Siloé Rocha Bordignon, Tio Patinhas e Santa Terezinha e as Emefs Notre Dame Municipal e Zeferino Demétrio Costi.
O prefeito Pedro Almeida ressaltou a importância de cada reunião no progresso das negociações e expressou sua satisfação com o momento. “A cada encontro damos um passo a mais para a aquisição dos prédios das escolas. Estas compras, estimadas em quase R$ 20 milhões fazem parte do nosso investimento constante na Educação e nos possibilitará ampliar as vagas para Educação Infantil e Ensino Fundamental ” afirmou o prefeito.
O Secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, enalteceu o cuidado que o prefeito tem demonstrado com a educação e destacou a justificativa para a compra das estruturas físicas. “A questão da compra se justifica na qualificação e ampliação das estruturas. Estamos com um pacote de obras em andamento e já tivemos todas as escolas praticamente atendidas, faltavam estas em função de os prédios não serem do município, o que limita as possibilidades de reformas,” disse Teixeira.
Foram abordados os processos específicos de aquisição para algumas escolas. A Emei Santa Terezinha, por exemplo, está com um processo na Secretaria de Planejamento para fazer um cadastro, permitindo a avaliação da escola e a compatibilização dos documentos. Já a Emei Tio Patinhas será a primeira a ser adquirida, com a autorização de compra já assinada pelo prefeito.
A Emef Notre Dame Municipal também está em processo de compatibilização de valores entre a proposta apresentada e a avaliação própria da prefeitura. Uma vez que a proposta da Prefeitura seja aceita, será efetivada a compra da mesma.
Outro caso discutido foi o da Emef Zeferino Demétrio Costi, onde a proposta da prefeitura foi levada ao Conselho Nacional do SESI para aprovação. “O terreno antigamente era da Prefeitura, então deverá ser devolvido para o município que deverá pagar somente pelas edificação existentes” explicou o prefeito.
A Prefeitura seguirá nas tratativas de aquisição de terrenos e prédios onde estão localizadas as escolas municipais. O objetivo é permitir que o município invista na melhoria dos espaços e amplie as vagas da rede municipal. “Com a aquisição destas escolas, a Prefeitura de Passo Fundo reforça seu compromisso com a melhoria da educação, permitindo não só a manutenção e reforma das estruturas, mas também a ampliação da capacidade de atendimento à comunidade”, frisa o secretário.