Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura conclui implantação da Usina Fotovoltaica Iniciativa reforça compromisso com sustentabilidade e é composta por 590 módulos solares

Créditos: Michel Sanderi/ Divulgação

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a RGE, concluiu a implantação da Usina Fotovoltaica na Vila Donária, reafirmando seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética. Com capacidade instalada de 300 kWp e composta por 590 módulos solares, a usina garantirá a compensação do consumo de energia de 29 locais, incluindo 28 unidades de saúde e o Parque da Gare. Essa iniciativa proporcionará uma economia superior a 80% nos custos energéticos dessas unidades, gerando uma redução significativa nas despesas municipais com eletricidade.

Com um investimento superior a R$ 2 milhões, obtido por meio de recursos aprovados pela ANEEL em projetos de eficiência energética da RGE/CPFL, a usina também trará benefícios ambientais expressivos. Em um período de 25 anos, estima-se a evitação de 1.546 toneladas de emissões de CO², equivalente ao plantio de 6.264 árvores. É projetada uma economia total de R$ 5,8 milhões para os cofres públicos.

O prefeito Pedro Almeida destaca que essa é mais uma ação que reforça o compromisso com o futuro da cidade. “A usina não apenas contribuirá para a sustentabilidade, mas também impactará diretamente na qualidade da saúde do município”, frisa o prefeito.

A escolha da Vila Donária como local para a instalação da usina foi estratégica, devido à sua localização e proximidade com uma das unidades de saúde atendidas. O terreno foi cedido pelo município, que também ficou responsável pelo cercamento, monitoramento de segurança e infraestrutura da área.

Outros projetos sustentáveis

A usina da Vila Donária soma-se a outros projetos em andamento no município. Atualmente, três unidades de saúde – Cais Petrópolis, Vila Luíza e UBS Operária – já contam com usinas solares. Além disso, a Usina de Telhado da Feira do Produtor também está em funcionamento, complementando os esforços para ampliar a geração de energia limpa em Passo Fundo.

Outro destaque é o projeto de uma nova usina fotovoltaica no Hospital Beneficente Dr. César Santos, que aguarda assinatura de contrato para execução. Com capacidade estimada em 211,2 kWp e composta por 384 painéis solares, a estrutura garantirá uma compensação de até 80% no consumo de energia do hospital.

Compromisso com o futuro

Os projetos de energia fotovoltaica são parte de um plano mais amplo de modernização e eficiência energética do município, que inclui também a iluminação pública. Além de reduzir custos, essas iniciativas reafirmam a dedicação de Passo Fundo à produção de energia renovável e à construção de um futuro mais sustentável para a população.

Facebook
Twitter
WhatsApp