Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura constrói nova sede da Escola de Educação Infantil do Loteamento Via Sul Estrutura vai qualificar o atendimento e possibilitar a ampliação de vagas

Foto: Michel Sanderi

A Prefeitura de Passo Fundo está fortalecendo a rede municipal de ensino com a construção da sede própria da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sepé Tiaraju, antiga Emei Toquinho de Gente. A unidade, que já funciona em outro espaço, terá uma nova estrutura no Loteamento Via Sul, no quarteirão formado pelas ruas Cícero Garcia, Leonildo Almerin Duda, Henrique Fernandes Filho e com acesso pela rua Jornalista Túlio Fontoura.

O projeto está sendo executado pela empresa Dusul Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda., com prazo de conclusão até 14 de fevereiro de 2026. A nova estrutura terá 749,25 m² e capacidade para atender 150 crianças.

O secretário de Planejamento, Giezi Schneider, destacou o compromisso do Município em garantir qualidade e inovação nos espaços de ensino. “Essa obra é especial não apenas pela importância de ampliar a oferta de vagas na educação infantil, mas porque ela traduz uma concepção pedagógica diferenciada. Estamos entregando uma escola que dialoga com o ambiente natural e que foi pensada para estimular o desenvolvimento das crianças de maneira integral, com estrutura moderna e acolhedora”, afirmou.

De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, diferente das demais escolas da rede, a Emei Sepé Tiaraju será a única a adotar a metodologia Waldorf, que valoriza a integração da edificação ao meio ambiente e proporciona um espaço diferenciado de aprendizado. Por isso, a escola está sendo construída junto a uma área de mata, ao lado de uma Área de Preservação Permanente (APP). “Além de se tratar de uma obra diferenciada por criar as condições de infraestrutura para potencializar a pedagogia Waldorf, permitirá ampliar 100 vagas para crianças da Educação Infantil na região”, apontou.

A concepção do projeto também traz características próprias, como o uso de materiais naturais, salas amplas com iluminação e ventilação natural, além de piso e forro de madeira. Outro diferencial é que cada sala de aula contará com sua própria cozinha e banheiro, garantindo mais autonomia e funcionalidade no dia a dia escolar.

Facebook
Twitter
WhatsApp