As comunidades dos bairros São Luiz Gonzaga, Vila Isabel, Manoel Corralo,Nova Estação, Parque Bela Vista e Santa Maria II, receberão a maior Unidade Básica de Saúde (UBS) construída pela Prefeitura em Passo Fundo.
O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Azevedo, em reunião com os moradores das comunidades na noite dessa segunda-feira (06). Em conjunto com a administração municipal, ficou definido que o local da unidade será o Bairro São Luiz Gonzaga, com um investimento superior a R$ 1,2 milhão em recursos próprios da Prefeitura e verba federal.
“Esta UBS vai atender cinco bairros, com aproximadamente 12 mil pessoas. Portanto, a estrutura tem de ser adequada à necessidade. É a nossa maior obra na área de saúde e um alto investimento da Prefeitura. Por isso, a importância de se ouvir a comunidade e, juntos, definir a sua localização”, disse Luciano.
O projeto de construção da nova UBS no São Luiz Gonzaga será realizado pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN), que projeta uma estrutura de 700 metros quadrados, localizada na Rua Francisco Formigheri, onde deverá funcionar a unidade de porte 03, com 13 equipes de atenção básica. “A unidade vai enfrentar um dos principais gargalos da saúde em Passo Fundo, que é a fragilidade das estruturas de saúde da região. Além disso, reduzirá o excesso de procura do CAIS Petrópolis e dos hospitais da cidade”, destacou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Para o presidente do Bairro São Luiz Gonzaga, Rodolfo Boita, a conquista da construção da UBS trata de um problema de mais 40 anos. “Nossa unidade está fragilizada e pequena faz muito tempo, sem condições estruturais para realizar um bom atendimento. Apesar de ser aqui, a nova UBS vai beneficiar todos os bairros no entorno, melhorando a qualidade e o atendimento das pessoas”, finalizou Rodolfo.