A Prefeitura de Passo Fundo está iniciando mais uma etapa do programa “Cidade Limpa”, lançado recentemente e que tem o intuito de melhorar e ampliar a limpeza na cidade, envolvendo, além do poder público, empresas, entidades e a população na conservação de Passo Fundo com uma série de ações que têm como foco principal o descarte correto de resíduos sólidos. Nesta segunda-feira (12), passou a ser ampliado o número de coletas diárias de resíduos orgânicos e recicláveis.
Ao falar sobre o programa, o prefeito Pedro Almeida defendeu a importância de haver um comprometimento coletivo em prol da limpeza e que atente à proteção do meio ambiente. “O Cidade Limpa une serviços, conscientização e educação com iniciativas do poder público. Temos potencial para trabalhar este tema junto com toda a sociedade. Quem ganha somos todos nós, que teremos uma cidade mais limpa, mais bonita e que descarta os seus resíduos adequadamente, preservando o meio ambiente”, disse.
Conforme o diretor-presidente da Codepas, Aislan de Freitas, a partir deste momento, a região contemplada pela coleta seletiva terá uma cobertura maior dos serviços. “Em toda a região, eram realizadas duas coletas diárias de orgânicos e recicláveis. Agora, teremos quatro coletas diárias em toda a região em que existe a distribuição dos contêineres”, destacou.
Todas as ações dentro do Programa “Cidade Limpa” tem o objetivo de melhorar ainda mais o cuidado com a nossa cidade. “Vamos entregar à comunidade melhorias na organização, limpeza e higienização dos contêineres, minimizando, assim, o acúmulo de resíduos descartados durante o dia”, finalizou o diretor da Codepas.
Na semana passada, a Codepas implementou carros de apoio, cujas equipes vão ajudar na manutenção das áreas de contêineres, e também o início do serviço de coleta aos feriados, como aconteceu na quinta-feira, dia 08 de junho, feriado de Corpus Christi.
Fazem parte ainda do cronograma de ações do programa “Cidade Limpa” a divulgação de horários destes serviços no Aplicativo Cidadão On-line Passo Fundo; a extensão da área conteinerizada; e um ecoponto móvel. Além disso, deverão ser desenvolvidas atividades para informar e sensibilizar a comunidade acerca do descarte de resíduos.