As equipes da Prefeitura de Passo Fundo estão mobilizadas, junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, para atender as ocorrências e dar suporte às famílias afetadas pelas chuvas intensas.
Em quatro dias, conforme a Defesa Civil do Município, foi registrado um acumulado de 293 milímetros de chuva em Passo Fundo. “Nossa prioridade é dar suporte às famílias afetadas e minimizar os impactos causados pelas chuvas, que estão sendo intensas não apenas em Passo Fundo, mas em toda a região. As secretarias municipais estão trabalhando junto com a Defesa Civil e os Bombeiros para executar os serviços emergenciais e promover ações rápidas e efetivas”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.
Assistência Social
O atendimento às famílias está sendo providenciado pelas equipes da Secretaria de Cidadania Social e pela Codepas, que está auxiliando no transporte das pessoas para abrigos temporários. A van do projeto Cuidando da Gente também está prestando atendimentos à comunidade. A Casa de Passagem e o Centro Pop estão com vagas abertas para receber, neste primeiro momento, pessoas em situação de desabrigo.
Caso haja necessidade de outra estrutura, o ginásio da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Petrópolis, já está sendo organizado para receber as famílias.
Obras e Serviços Gerais
Os servidores da Secretaria de Obras estão se dirigindo a pontos indicados pela Defesa Civil para desobstrução de vias e sistemas de drenagem. Já a Secretaria de Serviços Gerais tem feito a remoção de árvores caídas e detritos nas ruas.
Educação
Até o momento, apenas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Agostinho teve as aulas suspensas, em função de infiltração de água provocada pela chuva intensa. Outras quatro escolas registraram problemas pontuais, porém não precisaram ter as aulas suspensas. Algumas rotas do transporte escolar no interior foram suspensas e os alunos avisados.
Trânsito
A organização do trânsito está sob responsabilidade da Secretaria de Segurança, através da Guarda Municipal. Os servidores também estão realizando o isolamento de pontos que necessitam ser interditados em função de alagamentos ou obstrução das vias.
Interior
A Secretaria de Agricultura atua com duas equipes no interior, fazendo a remoção de árvores caídas. O ponto mais crítico envolve um açude que transbordou na Vila Colussi.