A cidade de Passo Fundo registra o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. A confirmação é do Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Saúde. Sobre o caso suspeito de Passo Fundo, trata-se de uma jovem de 20 anos.
Trata-se da situação que requer maiores cuidados, com ela seguindo internada.
A Prefeitura de Passo Fundo divulgou nota sobre o caso em investigação, nos seguintes termos:
“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que segue todas as orientações da Nota Técnica Conjunta SES e SSP nº 001/2025, referentes ao manejo e à notificação de casos suspeitos de intoxicação por metanol em Passo Fundo.
O caso registrado no município é tratado como SUSPEITO. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 20 anos, com amostra de sangue encaminhada na manhã desta quinta-feira (9) ao Centro de Informação Toxicológica (CIT) para análise.
A Vigilância em Saúde realizou todas as ações previstas no protocolo, incluindo a investigação do caso, também foi realizado o recolhimento da bebida pela Polícia Civil, que encaminhou o material para exame pericial, conforme orienta a Nota Técnica.
Por se tratar de um caso em investigação, não serão divulgadas informações sobre o estado de saúde da paciente, local do ocorrido ou marca da bebida.”