Entre a noite de sexta-feira e a manhã deste sábado, Passo Fundo registrou aproximadamente 100 milímetros de chuva. São mais de 250 milímetros desde que começou a chover no município, na última quarta-feira. A Prefeitura e a Defesa Civil seguem em alerta e prontidão para atender a população que precisar de ajuda. A atenção é para os bairros Entre Rios, São Luiz Gonzaga e Santa Maria, que têm pontos de transbordamento de rios.
Durante a manhã, equipes estiveram nas comunidades ribeirinhas. Alguns moradores foram orientados a deixarem as suas casas e se dirigirem à residência de familiares ou abrigos disponibilizados pela Prefeitura.
No Bairro Entre Rios, que sofreu com as enchentes em setembro de 2023, a água do rio chegou a atingir os pátios de residências e a Prefeitura realizou a remoção de móveis de moradores para um local seco. “Aqui, até o momento, a água não entrou nas casas, mas, preventivamente, fizemos a retirada dos pertences para que essas famílias não percam novamente as suas coisas. Estamos orientando, ainda, que, se o rio continuar subindo e em caso de perigo, entrem em contato para que possam receber o auxílio necessário “, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Rafael Bortoluzzi.
O telefone 54 99194-0449 é o principal canal para orientações e emergências. O prefeito Pedro Almeida manifestou a importância de que as situações de perigo sejam reportadas. “Estamos nas ruas, trabalhando muito e monitorando a situação do município. Pedimos a quem estiver em risco que entre em contato para que possamos ajudar a ir para um lugar seguro”, afirma o prefeito.
A Prefeitura e a Defesa Civil atuam em diferentes frentes tanto para evitar situações graves quanto para dar suporte aos moradores que tiveram prejuízos, fazendo também a distribuição de lonas, telhas e alimentos.
Conforme o chefe da Defesa Civil Municipal, coronel Fernando Carlos Bicca, desde a última quarta-feira, foram realizados 80 atendimentos. “Hoje, estamos atuando, desde as primeiras horas, com a equipe de plantão da Defesa Civil, junto com demais integrantes, servidores do Município e a Força voluntária da Defesa Civil. Nestes momentos mais difíceis, precisamos estar junto à população, principalmente, os mais vulneráveis “.
*Telefones para emergência*
Corpo de Bombeiros – 54 98329-1893
Brigada Militar – 54 335-8634
SAMU – 54 3320-0192
Prefeitura – (WhatsApp) 54 3311-1195
Defesa Civil Municipal – 54 99194-0449
Foto: Kleiton Vasconcelos (Grupo Planalto de Comunicação)