Cerca de 20 famílias que têm suas casas no bairro Loteamento Manoel Portela, em Passo Fundo, enfrentam uma séria situação. As residências, construídas próximas ao Rio Passo Fundo, oferecem risco iminente de desabamento. Por isso, a Prefeitura vem formatando a realocação das pessoas.
Foi desenvolvido um projeto de casas a serem construídas no bairro Donária, ocupando um lote. Com a divisão em 20 terrenos, as famílias que aderirem ao projeto terão lá suas residências.
Nesta quinta-feira (30) ocorreu uma reunião na Secretaria de Habitação. Foi apresentado o projeto completo das casas, dotadas de 50m2, incluindo sala, dois quartos, cozinha e banheiro. O material para a construção também será subsidiado pela Prefeitura, que procura equipes para construir as casas.
Conforme o procurador Adolfo de Freitas, os projetos são aprovados na Prefeitura, que agora vai trabalhar na delimitação dos terrenos dentro dos lotes. A expectativa é que na próxima semana seja realizado o sorteio dos terrenos entre as famílias que aderiram.
Adolfo de Freitas também explicou que a maioria das famílias está em casas de parentes ou amigos, uma vez que algumas construções no Manoel Portela estão interditadas. Mesmo assim, a Prefeitura busca local para abrigar as famílias de forma temporária, até que as novas casas sejam concluídas.