Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura e Sebrae RS apresentam projeto de posicionamento e desenvolvimento do turismo da Roselândia

Documento aponta ações, planos de investimentos e outras diretrizes focadas na promoção e no reposicionamento do Complexo Turístico da Roselândia
Integrando as iniciativas que compõem a parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e o Sebrae RS, o prefeito Pedro Almeida, apresentou, durante reunião na noite desta terça-feira (06), no Odailu Centro de Eventos, o Plano de Posicionamento e Desenvolvimento do Complexo Turístico da Roselândia. O documento, explicou ele, contém orientações e diretrizes que vão nortear ações específicas para o crescimento e o fomento do turismo nesta região do município, possibilitando a atração de novos investimentos e a instalação de empreendimentos diversificados.
Segundo o prefeito, o plano de reposicionamento da Roselândia é mais um dos produtos contratados pela Prefeitura ao Sebrae RS, que tem se dedicado a contribuir com a elaboração de atividades e programas que possam garantir a ampliação do potencial econômico da atividade turística em Passo Fundo. “Estamos trabalhando, desde o ano passado, na formulação do Radar do Turismo, compreendendo em quais pontos podemos avançar, quais são as nossas melhores oportunidades e de que forma o Poder Público pode atuar como indutor desta cadeia. Essa parceria com o Sebrae RS tem sido fundamental para que façamos esses movimentos tendo uma assessoria técnica e qualificada”, descreveu Pedro.
Em abril, em um ato na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o prefeito; a especialista em Competitividade Setorial do Sebrae RS, Amanda Bonotto Hoffmann Paim; e a analista de projetos do Sebrae Região Norte, Aline Gross, apresentaram o Plano Municipal do Turismo e o Radar do Turismo – os dois documentos são resultados de diagnósticos sobre os ativos turísticos em funcionamento no município e como as políticas públicas podem assegurar avanços ao segmento. “Estes estudos se configuram em ferramentas para a avaliação dos investimentos e apontam oportunidades importantes, como é o caso do reposicionamento da Roselândia”, argumentou Pedro, citando ainda que a Prefeitura já vem fazendo obras de infraestrutura naquela região, como a revitalização da avenida das Araucárias e a reforma do Parque de Rodeios. 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, a retomada das atividades do Conselho Municipal do Turismo e a parceria com o Sebrae RS para a formalização dos documentos contendo metodologias de trabalho para o fomento do setor são instrumentos que reforçam o compromisso da Administração Municipal com a pauta. “Queremos consolidar a Roselândia como um potencial turístico da região, que foi a proposta de sua criação. Para isso, a Prefeitura já está realizando obras em infraestrutura no espaço e buscando fomentar os investimentos”, ponderou Oliveira.
Conhecido na região por abrigar o Parque de Rodeios e área de ranchos, o Complexo Turístico da Roselândia concentra, também, clubes sociais, kartódromo, recursos naturais e residências. “Um dos objetivos do Plano de Negócios pensado para este local é, justamente, aproveitar os empreendimentos que já existem e potencializar a atração de novos negócios”, resumiu o secretário da SDE.
Junto com a Prefeitura e o Sebrae RS, o plano de negócios e de reposicionamento do Complexo da Roselândia contou com a atuação do Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM) da Unisinos. Participaram do encontro, além dos técnicos responsáveis pelo estudo e das equipes da SDE e da Administração Municipal, empresários e representantes dos empreendimentos instalados no local.
A parceria com o Sebrae também contempla uma consultoria com 10 empresas situadas no complexo. O Odailu Centro de Eventos é uma dessas empresas. O proprietário, Odair, avalia a importância da iniciativa em conjunto com os investimentos que são feitos na Roselândia a fim de ampliar o turismo e o desenvolvimento no local. “Eu e minha esposa estamos com esse espaço há três anos, sediando casamentos, formaturas, eventos corporativos, entre outras ocasiões. Moro no Bairro Planaltina há 35 anos e nunca tinha visto um investimento como esse aqui já Roselândia. Estamos muito confiantes em todo esse projeto da Prefeitura e do Sebrae e estamos dispostos a investir nesta área”, contou.

[foto=108900]
[foto=108900]
[foto=108900]
[foto=108900]
[foto=108900]

Fotos: Luiz Carlos Carvalho // Planalto News

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais