A Prefeitura de Passo Fundo realizou nesta semana uma ação de manutenção nas 16 estações de hidratação instaladas em diferentes pontos da cidade. Os equipamentos oferecem água gelada, água quente e espaço específico para consumo de pets e estão localizados em locais como: Parque Linear da Avenida Brasil, Parque da Gare e Parque Linear da Presidente Vargas.
Parte das estruturas apresentou problemas em razão de mau uso e atos de vandalismo, que causaram danos a peças e ao funcionamento das unidades. O serviço foi executado por um técnico da empresa responsável pela instalação, que realizou os reparos possíveis no local e identificou componentes que precisam ser substituídos.
“Durante a vistoria, foram registrados casos de depredação, como tentativas de arrombamento, danos internos, furto de bandejas destinadas à hidratação de animais e avarias nas tampas de fechamento. Em duas estações, os prejuízos foram mais severos, com danos na fonte de energia e vazamento no tanque, o que exige a troca completa das peças”, ressaltou o secretário de Serviços Gerais, Alexandre de Mello.
Atualmente, 14 equipamentos estão em funcionamento. Dois permanecem temporariamente desligados até a reposição dos componentes. Outras cinco unidades operam parcialmente, principalmente sem o serviço de hidratação pet, devido ao furto das bandejas. Também será realizada nessa sexta-feira(06) a higienização dos equipamentos. “Vamos realizar a limpeza deles, para oferecer mais segurança no consumo de água, já que nesses espaços temos muitas pessoas praticando esportes e querem se hidratar”, completou Alexandre.
A empresa deve retornar nos próximos dias para concluir os reparos e restabelecer o funcionamento integral das estações.
Além da manutenção, a Prefeitura de Passo Fundo avalia a ampliação do serviço. Estudos técnicos analisam a viabilidade de instalar novos pontos de hidratação em outras áreas públicas.











