A Prefeitura de Passo Fundo segue ampliando a estrutura da Atenção Primária à Saúde com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros Maggi de Césaro e Nossa Senhora Aparecida. Os projetos, geridos pela Secretaria de Planejamento, já estão em execução e integram o plano do município de fortalecer os serviços próximos da comunidade, garantindo atendimento mais ágil e qualificado.
O prefeito Pedro Almeida ressalta que a expansão das unidades de saúde é uma prioridade da gestão, especialmente para ampliar o acesso à Atenção Primária. “Nossa cidade cresce, e a rede de saúde precisa crescer junto. Estamos investindo em estrutura, equipes e atendimento de qualidade. Essas duas novas UBS representam mais cuidado perto de casa, mais prevenção e mais saúde para as famílias de Passo Fundo”, afirmou.
As duas obras seguem o mesmo modelo construtivo, com área de intervenção de mais de 400m² cada, e têm previsão de conclusão para o final do primeiro semestre de 2026, e fazem parte do pacote com foco na qualificação das estruturas físicas das unidades de saúde do município, que contempla reformas, ampliações e a construção das duas novas UBSs, com um investimento estimado em mais de R$ 25 milhões.
Segundo o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, as duas obras reforçam a política municipal de qualificar e aproximar os serviços públicos das comunidades. “Estamos planejando e executando obras que melhoram a vida das pessoas. Essas duas unidades seguem um padrão moderno, funcional e pensado para acolher melhor os usuários da saúde. Nosso papel é garantir que cada etapa seja conduzida com transparência, responsabilidade técnica e o melhor uso dos recursos públicos”, destacou.
UBS do Bairro Maggi
Localizada na Rua Renato Souza Santos, a Unidade de Saúde do bairro Maggi representa um investimento em recursos próprios do município e provenientes de outras fontes. A ordem de serviço foi emitida em 8 de outubro de 2025, e a execução se encontra em 4,24%.
UBS do Bairro Nossa Senhora Aparecida
A nova UBS do Nossa Senhora Aparecida está sendo construída na Rua Olinda e também terá investimentos de recursos próprios e de terceiros. Com ordem de serviço emitida igualmente em 8 de outubro de 2025, esta unidade apresenta avanço físico maior, com 6,53% de execução











