A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Educação, está dando mais um passo para transformar a educação no município. Como parte de um plano estratégico para qualificar e ampliar o acesso à rede pública de ensino, cinco novas escolas estão sendo construídas. A iniciativa integra o plano de 100 dias do governo e vai disponibilizar mais de mil vagas.
O prefeito Pedro Almeida destaca a importância de priorizar a educação “Estamos construindo não apenas prédios, mas oportunidades para o futuro das nossas crianças. A educação é a base de qualquer sociedade e, em Passo Fundo, estamos comprometidos em oferecer uma rede pública de ensino cada vez mais forte e acessível. As novas escolas são um marco no nosso compromisso com a qualidade de vida e o desenvolvimento social.”
A primeira delas, a Escola de Educação Infantil (EMEI) “Uno a Uno con Amor”, localizada no bairro Nenê Graeff, está concluída e será inaugurada nas próximas semanas. A unidade, que atenderá em turno integral, contará com uma infraestrutura moderna e espaços projetados para atender com qualidade as crianças da região.
Além disso, outras três escolas de Educação Infantil estão em construção: a EMEI Marinilza de Freitas Santos, no bairro Maggi de Césaro; a EMEI Toquinho de Gente, no bairro César Santos; e a EMEI localizada no bairro Cidade Nova. Esses novos espaços serão fundamentais para ampliar a oferta de vagas e atender a demanda crescente de crianças da educação infantil.
Já no bairro Petrópolis, está em fase de projeto da nova sede da Escola do Hoje que atenderá o ensino fundamental e será mais um importante avanço na ampliação das oportunidades educacionais para os alunos da rede pública municipal
O secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, reitera que as novas escolas municipais estão sendo planejadas atendendo ao projeto de modernização e qualificação pedagógica desenvolvido pela Secretaria de Educação. “Para além da ampliação do número de vagas, isto compreende uma série de aspectos que tratam da inovação e da educação para o futuro, um conceito que estamos trabalhando em toda a rede de ensino”, explica.