A 36ª Feira do Livro de Passo Fundo foi lançada oficialmente nesta terça-feira (8), na sede da Academia Passo-Fundense de Letras (APL). Organizada pela Prefeitura de Passo Fundo, tendo como proponente a APL e a Comissão Organizadora composta pelo SESC Passo Fundo, Biblioteca Municipal Arno Viuniski, Instituto Histórico de Passo Fundo e 7ª CRE, e apoio da Coprel Telecom, a feira ocorrerá de 20 a 27 de outubro de 2024 e promete reunir 8 autores, 13 livreiros, escritores, leitores e entusiastas da leitura.
Com o tema “Bora lá, bora lê!”, o festival da leitura visa incentivar o hábito da leitura, além de promover a cultura local e regional, fortalecendo a comunidade literária de Passo Fundo.
Neste ano, o evento homenageia a Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro, que celebra 95 anos de história, sendo a escola, Patronesse da feira. A Editora Padre Berthier foi escolhida como Amiga do Livro, enquanto Josenira Ferreira da Silva será a Educadora Emérita e uma categoria nova, o título de Educador Motivador será recebido por, Aleixo da Rosa, pelo projeto Sofia.
Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, esta edição se destaca pela diversidade de atividades programadas para todos os gostos e idades. “É de livros, textos, cultura, educação e arte que a cidade vai falar. A feira circula em vários espaços do complexo Roseli Doleski Pretto e esta é a ideia, usar e abrir as portas dos prédios da cultura, aproximando ainda mais esses mundos de todo mundo, pois a feira é Pop”, aponta.
O local principal do evento será o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, que promete ser um ponto de encontro de grandes autores e do público apaixonado por literatura. A programação da Feira do Livro trará uma série de atividades voltadas para todos os públicos, incluindo lançamentos, palestras, debates e sessões de autógrafos.
Presenças confirmadas
Roger Castro será o Animador Cultural do evento. Entre os escritores confirmados estão Luciana Marinho, escritora, Eleonora Medeiros, escritora, Pablo Moreno, escritor, Simoni Giehl, escritora, Chiquinho Divilas, rapper e escritor, Antônio Schimeneck, escritor, Thedy Corrêa, músico, vocalista e escritor, Duca Leindecker, compositor, cantor, multi-instrumentista e escritor.