Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura promoverá Dia D de Vacinação em todas as unidades de saúde Ação acontece no próximo sábado (24), das 8h às 17h, com foco nos grupos prioritários

Foto: Michel Sanderi/ Divulgação PMPF

No próximo sábado, dia 24 de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizará o Dia D de Vacinação, uma mobilização especial em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e conter o avanço das doenças respiratórias. Além das unidades de saúde, a Prefeitura também levará a vacinação para o evento Dia de Brincar, que ocorrerá na Gare, das 14h às 17h.

A iniciativa segue a orientação do Ministério da Saúde, que vem reforçando, em todo o país, a importância da vacinação como forma de prevenir complicações, internações e mortes causadas por vírus respiratórios, como a Influenza. De acordo com o governo federal, mesmo com vacinas disponíveis, a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta em grande parte dos municípios brasileiros.

A vacina contra a influenza pode ser feita em 26 pontos de vacinação da cidade, entre UBSs, ESFs, a Central de Vacinas e os dois CAIS, conforme os seguintes horários:

UBS e ESF: segunda a sexta-feira – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Central de Vacinas: segunda a sexta-feira – das 8h às 18h

CAIS: segunda a sexta-feira – das 8h às 18h30; sábado – das 8h às 11h

CAIS Fragomeni: segunda a sexta-feira – das 8h às 21h30; sábado e domingo – das 8h às 19h30

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS ou CPF, carteira de vacinação e um comprovante que comprove o enquadramento no grupo prioritário. Pessoas acamadas podem solicitar a vacinação domiciliar diretamente na unidade de saúde de referência.

A vacina contra a gripe é segura e eficaz, e pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário nacional. A campanha deste ano tem como foco as pessoas mais vulneráveis, mas é aberta a toda a população a partir dos seis meses de idade, conforme a disponibilidade de doses.

Além de proteger quem recebe a vacina, a imunização contribui para diminuir a circulação dos vírus e proteger toda a comunidade, especialmente em momentos de maior circulação viral, como o outono e o inverno.

Facebook
Twitter
WhatsApp