Com o início do segundo semestre letivo marcado para o dia 5 de agosto, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está promovendo mais uma série de formações para os professores e equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino. O foco está no acolhimento dos estudantes após o período de recesso e na organização pedagógica das escolas.
De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a iniciativa faz parte do processo de formação continuada realizado pelo Município. “Para garantir uma acolhida qualificada e o bom andamento das atividades pedagógicas, professores e equipes gestoras estão envolvidos, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, em momentos de formação. A proposta contempla diferentes temas, estruturados de forma a atender as especificidades de cada etapa e função”, destaca.
Os professores da Educação Infantil – creche e pré-escola – e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, por exemplo, participam de oficinas pedagógicas com ênfase na alfabetização e no desenvolvimento integral das crianças. Os gestores escolares, por sua vez, têm uma programação própria voltada à qualificação dos processos administrativos e pedagógicos, com destaque para temas como alfabetização, desenvolvimento infantil e o papel da gestão na consolidação dos projetos pedagógicos das escolas.
A programação inclui debates e orientações sobre Educação Especial, com foco na adaptação curricular e nas práticas pedagógicas inclusivas, ampliando o cuidado com os estudantes público-alvo da educação inclusiva. Outra frente trabalhada nas formações é o incentivo à leitura e a valorização de espaços pedagógicos, como a Escola de Sustentabilidade, Escola das Profissões, Escola de Arte, Criatividade Roberto Pirovano Zanatta e o Prisma Espaço Geek, que também serão palco das atividades.
No dia 4 de agosto, os professores retornam às suas escolas para a reunião pedagógica, etapa essencial para o alinhamento das ações e preparação para o acolhimento das crianças e adolescentes na volta às aulas.
Escolas organizadas
Conforme Adriano, os espaços físicos das escolas já estão prontos para receber os alunos. “Na semana de 28 a 31 de julho, as equipes gestoras, junto com os demais servidores das escolas, estiveram mobilizadas na organização dos espaços físicos e pedagógicos, preparando as escolas para a retomada das atividades com segurança e qualidade”, afirma.
Além disso, seguem dentro dos prazos estabelecidos, conforme o cronograma licitado, obras e reformas nas instituições da rede, que fazem parte de um grande pacote de investimentos da Prefeitura voltado a qualificar a infraestrutura das escolas municipais.