Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura recebe oficialmente dois projetos do Pacto pela Inovação – Passo pelo Futuro Ambos foram elaborados pelo Instituto Aliança Empresarial

Fotos: Michel Sanderi/ Divulgação PMPF

O prefeito Pedro Almeida recebeu, nesta quarta-feira (10), representantes do Instituto Aliança Empresarial para a entrega oficial de dois projetos vinculados ao Pacto pela Inovação – Passo pelo Futuro: o Distrito da Inovação e a Eleva Incubadora. A reunião contou também com a presença de secretários municipais e lideranças do setor produtivo. As propostas foram construídas em parceria com instituições estratégicas e lideranças locais, com o objetivo de consolidar Passo Fundo como um território inovador, sustentável e colaborativo.

O prefeito Pedro Almeida destacou que a cidade vive um momento de transformação e que a pauta da inovação passou a ocupar espaço de protagonismo na gestão pública. “Recebi este projeto com muito entusiasmo porque ele aponta para o futuro da nossa cidade, colocando a inovação como motor de desenvolvimento econômico e social. O próximo passo é aprofundar essa construção coletiva, viabilizando as condições necessárias para que esse novo polo de inovação se torne realidade e traga oportunidades para toda a comunidade”, frisou.

Ele ainda lembrou que a Prefeitura, em pouco tempo, estruturou uma agenda inovadora que inclui a criação da Secretaria de Inovação e de uma legislação específica para o setor, medidas que permitem ao município avançar em sinergia com a iniciativa privada. “Esse é um movimento muito importante para o setor público. Se formos aplicar modelos tradicionais, dificilmente a inovação encontraria espaço, porque as licitações seguem a lógica do menor preço. Com esse novo ambiente, conseguimos abrir uma janela de oportunidades, permitindo testes, novas ideias e soluções que transformam a vida das pessoas. A entrega desses projetos chega em um momento de maturidade para que possamos dar passos ainda mais consistentes”, acrescentou o prefeito.

A secretária de Inovação, Bárbara Fritzen, destacou o papel do Instituto e do ecossistema local. “O Instituto Aliança Empresarial, como líder, nos entrega com celeridade estes dois projetos importantes para o nosso Passo pelo Futuro, o nosso pacto pela inovação. São entregas que representam e tangibilizam o movimento do ecossistema de inovação de Passo Fundo e que vão mudar a conjuntura de todo o centro da cidade”, apontou.

Distrito da Inovação

Inspirado em ecossistemas de países como Suécia, Espanha e China, além de referências nacionais como o Porto Digital (PE), o Distrito da Inovação é considerado um dos projetos mais estratégicos para o futuro de Passo Fundo.

O estudo, com cerca de 80 páginas, foi elaborado pelos arquitetos Ana Paula Wickert e Jacson Casalli e prevê a transformação de uma área de 37 mil m², localizada no entorno do Hub Aliança, em um polo de desenvolvimento urbano, econômico e social. A iniciativa contempla espaços para economia criativa, laboratórios de inovação, centro cultural e gastronômico, edifício residencial, áreas de lazer, arborização e passeios públicos, configurando um verdadeiro laboratório urbano a céu aberto.

Para a presidente-executiva do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, a entrega consolida um marco para o futuro da cidade. “O Distrito da Inovação integra planejamento urbano, ciência e mercado para acelerar a atração de investimentos, fomentar a formação, atração e retenção de talentos, gerar negócios e empregos qualificados para ampliar o impacto positivo da inovação, fortalecendo a competitividade regional. Essa governança colaborativa é o ponto de inflexão para a regeneração urbana e econômica do território e estabelece um modelo ágil, mensurável e replicável para outras cidades médias brasileiras”.

O presidente do Conselho de Governança do Instituto, José Luis Turmina, também reforçou a relevância da aproximação com o poder público. “Os projetos apresentados para o prefeito demonstram o engajamento da iniciativa privada e que, com a colaboração municipal, vamos posicionar Passo Fundo entre as referências nacionais em inovação orientada às pessoas”, disse.

Eleva Incubadora

O segundo projeto entregue foi a Eleva Incubadora, lançado oficialmente em julho. Instalado no Hub Aliança, o programa é o primeiro validado dentro do Pacto pela Inovação e tem como missão acelerar startups, potencializando sua projeção em nível nacional.

Com Atitus Educação, Sicredi e TOTVS como mantenedores, o Eleva funciona em ciclos de seis meses, recebendo até cinco novas startups por etapa. A jornada de incubação é orientada por cinco pilares: produto, mercado, gestão, equipe e sustentabilidade. Além de Passo Fundo, a iniciativa será replicada em cidades como Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Lucas do Rio Verde (MT), Irecê (BA) e Porto Velho (RO).

Estiveram presentes na entrega os representantes da Aliança Empresarial, Fernando Juriati, Fernando De Carli, Márcia Capellari, Mateus Stefanello e José Luis Turmina, Magnos Thalheimer, secretários de Desenvolvimento Econômico, Adolfo de Freitas, de Obras,  Rubens Astolfi, de Planejamento, Giezi Schneider, de Inovação, Bárbara Fritzen e de Gestão Dailon Barp.

Facebook
Twitter
WhatsApp