Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura reforça segurança no interior com instalação de câmeras de videomonitoramento No total serão 25 câmeras, sendo que 22 já estão colocadas nos seis distritos

Foto: Michel Sanderi/ Divulgação

A Prefeitura de Passo Fundo está ampliando a segurança nas comunidades do interior por meio da instalação de câmeras de videomonitoramento. Ao todo, 22 câmeras já foram colocadas em seis distritos: São Roque, Bom Recreio, Santo Antônio do Capinzal, Pulador, Sede Independente e Bela Vista. Dessas, dez já estão funcionando, com as imagens sendo monitoradas pela central da Brigada Militar (BM).

A ação visa aumentar a segurança e facilitar a comunicação entre os moradores e as autoridades. Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, o sistema é uma inovação importante para as áreas mais afastadas da zona urbana. “Estamos trabalhando para garantir que todos os pontos sejam totalmente ligados e as imagens possam ser transmitidas em tempo real para a central da BM”, afirmou.

Além das câmeras já instaladas, mais três unidades serão colocadas no distrito de Pulador, nas proximidades da Chácara do Notre Dame, totalizando 25 câmeras. Todos os pontos de videomonitoramento contam com intercomunicadores, permitindo contato direto entre a comunidade e a Brigada Militar. “A segurança pública é uma prioridade da administração, e o videomonitoramento é mais uma ferramenta para proteger as famílias que vivem nessas regiões”, acrescentou o secretário.

Conforme o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, a expectativa é de que, em breve, todas as câmeras estejam conectadas à central, contribuindo para uma resposta mais ágil em casos de necessidade. “A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Passo Fundo para reforçar a segurança e a infraestrutura no interior, proporcionando mais tranquilidade para os moradores e ampliando o alcance do policiamento em áreas rurais”, aponta.

A instalação dessas câmeras também se tornou possível graças ao Projeto Campo Conectado, que levou internet para o interior do município. “A conexão com a internet em todas as localidades foi essencial para viabilizar o sistema de videomonitoramento, permitindo o envio das imagens em tempo real para a central da BM e, consequentemente, ampliando a segurança nas áreas rurais”, ressaltou Thans.

Facebook
Twitter
WhatsApp