Grupo Planalto de comunicação

Prefeituras do RS recebem novo lote de vacinas contra a Covid-19 Vacinas começaram a ser distribuídas nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Mais de 65 mil doses de vacinas contra a Covid-19 começaram a ser distribuídas nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul. O reforço na imunização busca proteger os públicos prioritários, especialmente crianças, gestantes e idosos.

Além das doses contra o coronavírus, o Estado também está encaminhando 903 mil doses de vacina contra a gripe para os municípios. Conforme orientação das autoridades de saúde, os dois imunizantes podem ser aplicados no mesmo dia, sem qualquer risco à saúde ou redução da eficácia.

Mais de cinco anos após o início da pandemia, o vírus ainda segue circulando e causando internações. Segundo o boletim mais recente da SES, atualizado em 8 de abril, o RS já registra 43.223 mortes por Covid-19 desde 2020 – sendo 22 óbitos nas últimas cinco semanas. Os casos confirmados somam mais de 3,16 milhões.

Vacinação de rotina contra covid

– Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos: duas doses da vacina Moderna (intervalo de quatro semanas após a primeira) ou três doses da vacina da Pfizer (a segunda com intervalo de quatro semanas após a primeira, ao passo que a terceira deve ser ministrada oito semanas após a segunda aplicação).

– Idosos: uma dose a cada seis meses.

– Grávidas: a cada gestação (em qualquer período até os 9 meses).

Vacinação especial contra covid

– Grupos especiais (a partir de cinco anos de idade): uma dose anual para pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

– Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses.

Com informações do Jornal O Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp