O Campeonato Gaúcho de Futebol (Gauchão 2025) terá os maiores clubes do estado na decisão. A disputa será histórica, com o Grêmio buscando chegar ao inédito octacampeonato, que o rival alcançou de 1969 a 1976, enquanto o Internacional busca retomar a hegemonia e voltar ao cenário dos títulos.
A classificação do Grêmio veio com superação. Em um jogo cheio de emoções, com expulsões e gol tricolor nos acréscimos, o Grêmio garantiu a vaga. No tempo normal, no Estádio Alfredo Jacôni na tarde deste sábado, 01, o Juventude venceu por 2×1 (gols de Adriano Martins e Mandaca, descontando Gustavo Martins). O Grêmio se classificou com a vitória nos pênaltis. A arbitragem foi de Anderson Daronco. Do Grêmio, foram expulsos o zagueiro Jemerson e o técnico Quinteros, e pelo time casa, Reginaldo.
A vaga do Internacional chegou diante da torcida. Na noite de sábado de Carnaval, o Internacional carimbou a sua classificação para a final do Gauchão 2025. O colorado ganhou de virada do Caxias por 3×1 no Estádio Beira-Rio, com dois gols de Valência e um de Vitinho. Na soma das semifinais, o placar foi de 5×1 com duas vitórias sobre o grená caxiense.