Grupo Planalto de comunicação

Presidente Alberi Homenageia o Instituto Histórico de Passo Fundo

“O conhecimento a respeito da história local é fundamental para a uma formação crítica e cidadã”. É com esse entendimento que o presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Grando (MDB), enfatiza a relevância do trabalho desempenhado pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), organização homenageada por ele durante o seu Grande Expediente na Sessão Plenária de segunda-feira (28). Na ocasião, o vereador entregou um certificado de Honra ao Mérito aos representantes do Instituto.
O parlamentar justificou que o IHPF atua na divulgação histórica, notadamente os fatos locais, contribuindo para que os habitantes ampliem seu conhecimento sobre a realidade na qual estão inseridos. “Conhecer o lugar onde se vive possibilita o desenvolvimento da valorização, do respeito e da preservação dos traços culturais da comunidade, fazendo com que, gradualmente, os indivíduos sintam-se pertencentes à cidade”, descreveu. Na tribuna, considerou que “a história é uma área do saber humano muito importante, pois nos conta como a sociedade chegou até aqui, e, por isso, é preciso ter entidades que conhecem, preservam e estudam a história. E Passo Fundo tem essa importante instituição”, citou.
Conforme expôs, o Instituto Histórico de Passo Fundo foi criado em 1954, com o objetivo de pensar a história do município. Ao longo de quase 70 anos, tornou-se um centro de preservação dos bens culturais e um polo atrativo de acervos que lhes são confiados, como documentos, livros, objetos, entre outros. “O IHPF é também uma das instituições de memória da região, portanto, constitui-se em um meio de exercício à cidadania. Para além de investir na preservação e difusão da memória e do patrimônio histórico e cultural depositado em seu acervo, os membros do IHPF desenvolvem atividades de ação pedagógica e educação patrimonial junto a diferentes setores da sociedade, em especial escolas da rede pública e privada”, complementou Alberi, ao justificar a proposição do certificado.
Inserção comunitária
Dentre as iniciativas desenvolvidas com os estudantes, além de visitações à sede da instituição, ocorrem passeios guiados pela cidade, por meio do Projeto Nas Trilhas da História e visitações ao Cemitério Municipal Vera Cruz, efetivados através do Projeto Museu a Céu Aberto, por exemplo.
São ações educativas que visam estimular a compreensão sobre o significado das práticas culturais, das datas comemorativas, da relevância da preservação do patrimônio cultural e a percepção desses elementos como construtores da identidade individual e coletiva.  
Honra ao Mérito
O vereador Alberi acrescentou ainda que o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) é reconhecido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, do Governo Federal, como um Ponto de Memória. Também se tornou um Núcleo do Museu da Pessoa de São Paulo, sendo o primeiro núcleo do Rio Grande do Sul.
Por todo esse trabalho e reconhecimento, Alberi Grando entregou um certificado de Honra ao Mérito, recebido pelo presidente do IHPF, Djiovan Vinícius Carvalho. Ao agradecer, Carvalho citou as parcerias efetivadas pelo Instituto e a Câmara, que frequentemente sedia exposições da instituição. Além disso, ano passado, o IHPF trabalhou na digitalização do primeiro livro de registros de correspondências oficiais do município.
O Instituto Histórico de Passo Fundo tem sua sede na Rua Teixeira Soares, 1268, no centro da cidade, junto à antiga Prefeitura Municipal.
Fonte: Comunicação Digital / CMPF
Facebook
Twitter
WhatsApp