O presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Gio Krug (PSD), propôs uma reunião com a coordenadora do Centro Pop, Júlio Rosa, e parte da equipe responsável pela abordagem aos moradores em situação de rua no município. O encontro, realizado no gabinete da presidência, teve como objetivo discutir soluções para essa crescente problemática social.
De acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), o número de pessoas vivendo nas ruas do Brasil aumentou aproximadamente 25% nos últimos anos. Enquanto em dezembro de 2023 eram 261.653 pessoas nesta condição, o número chegou a 327.925 no final do ano passado. Em Passo Fundo, a realidade segue essa tendência preocupante.
Segundo o presidente, as constantes reclamações da população motivaram a reunião com os profissionais do Centro POP. “O aumento significativo de pessoas em situação de rua é evidente em nossa cidade. Diariamente recebo relatos e pedidos da comunidade para que medidas sejam adotadas pelo poder público”, destacou.
Como encaminhamento do encontro, ficou definida a realização de uma Audiência Pública para debater soluções concretas para a questão. “Vamos reunir os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para discutir profundamente o tema e construir políticas públicas eficazes. Precisamos enfrentar esse problema que tem se tornado cada vez mais desafiador”, afirmou o presidente.
Krug enfatizou a importância de uma ação coordenada para garantir tanto o amparo às pessoas em situação de rua quanto a segurança da população em geral. “Estamos preocupados com aqueles que vivem nas ruas, mas também atentos à segurança da comunidade como um todo. Precisamos unir esforços para encontrar soluções viáveis”, concluiu.
Foto: Divulgação