Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi denunciado nesta terça-feira (22) por violência sexual após beijar na boca a lateral Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina.
O presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol (Cenafe), Miguel Galán, foi o autor da denúncia. Segundo o site 'The Objective', ele pediu ao Conselho Superior de Esportes que seja aberta uma investigação contra Rubiales pelo beijo em Jenni Hermoso, que, para ele, foi um ato ''machista e intolerável no esporte''.
“Não gostei. Mas o que eu ia fazer?”, disse a atleta durante transmissão ao vivo em seu Instagram.
A cena do beijo repercutiu muito nas redes sociais. Inúmeros internautas condenaram a atitude de Rubiales, inclusive a ministra de igualdade da Espanha, Irene Montero. “É muito simples. Duas pessoas se beijam se ambas quiserem, se houver consentimento. Só sim é sim. A violência sexual, principalmente as menos intensas, continua invisível e normalizada, mas é preciso chamá-la pelo nome para acabar com ela. Não é apenas machismo, abuso de poder ou ato machista: é violência sexual”, disse a ministra em sua conta oficial no Twitter.
Em campo, a seleção espanhola levou a melhor sobre a Inglaterra na decisão em Sydney, por 1 a 0, levantando o troféu pela primeira vez.