O programa Frente a Frente da Rádio Planalto AM (730) tratou nesta terça-feira do grande número de acidentes envolvendo motociclistas nos últimos tempos. Em uma semana foram três vítimas fatais na região de Passo Fundo, ERS-135 e na BR-386.
Estiveram no estúdio o patrulheiro-chefe da Polícia Rodoviária Federal Rodrigo Calegari, o piloto Fabiano Ribeiro e a chefe de ensino do CFC do Planalto Maria Olma. De acordo com os participantes, a atenção à legislação de trânsito é essencial para a redução das ocorrências. Quem vai para as estradas com as motos precisa estar atento, inclusive com a sinalização. Deve existir o respeito entre todos os envolvidos no trânsito, afirmaram.
Isso não retira o cuidado que precisa ser redobrado por parte dos motoristas. Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro, o maior deve proteger o menor.
Segundo Fabiano Ribeiro, ganhador de centenas de títulos com as motos representando Passo Fundo, grande parte das motos utilizadas no trânsito são importadas. As montadoras são japonesas. São projetadas geralmente para as estradas de primeiro mundo, onde existem até cinco pistas, bem diferente da realidade brasileira.
Conforme a professora Maria Olma, cada vez mais os centros de formação de condutores estão atentos às regras de orientação dos futuros motociclistas. Existe uma carga horária a ser cumprida, para somente depois ser encaminhado o aluno para os testes.
Durante o programa, motociclistas também reclamaram do desrespeito de alguns motoristas às regras de trânsito, o que também estaria causando os acidentes.
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre com um tema diferente todos os dias, a partir das 10 horas.











