Grupo Planalto de comunicação

Primeiro dia de provas do Enem teve abstenção de 27% Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção nesse domingo, 09, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). 

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem. Houve o total de 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades.

Foram eliminados candidatos que não atenderam as orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação

O gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13).

Nesse domingo, o exame cobrou questões de múltipla escolha das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Foram 90 questões além da redação.

A redação tratou das perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. A escolha ajudou a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

 

Facebook
Twitter
WhatsApp