Grupo Planalto de comunicação

Primeiro helicóptero dos Bombeiros Militares do RS entrará em operação em julho

O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS) está prestes a alcançar um marco histórico com a iminente entrada em operação de seu aguardado primeiro helicóptero. No próximo mês, o modelo AW 119 Koala será utilizado em diversas missões, incluindo busca, salvamento e resgate em ambientes urbanos e naturais, bem como salvamentos aquáticos, acidentes de trânsito, remoção de doentes e combate a incêndios.

O coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, comandante-geral do CBMRS, revelou que a aeronave fará parte do futuro Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), substituindo a atual Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS). O processo de regularização e adaptação do helicóptero, incluindo a aplicação das cores e grafismos da instituição, está em sua fase final. 

O helicóptero AW 119 Koala é fabricado pela empresa americana Leonardo e possui uma autonomia de voo de 2 horas e 30 minutos. Alcançando uma velocidade de cruzeiro de 245 km/h e uma velocidade máxima de 280 km/h, ele é capaz de cobrir distâncias de até 500 quilômetros sem a necessidade de reabastecimento. A aeronave é equipada com uma turbina e possui um painel e equipamentos eletrônicos de última geração. Sua capacidade inclui o transporte de dois pilotos e seis tripulantes operacionais. A base será estabelecida em Porto Alegre.

O AW 119 Koala pode ser adaptado para a remoção de pacientes com a instalação de uma maca. Além disso, possui um guincho para o resgate de vítimas com acesso à área de passageiros, bem como um gancho de transporte com capacidade de carga de 1,2 toneladas, permitindo o uso de um bambi bucket com capacidade para mil litros no combate a incêndios florestais. Os dois primeiros pilotos, tenentes-coronéis Ludke e Mattei, estão atualmente passando por treinamento. 

Fonte: Quentuchas Notícias 

Foto: Assessoria Comunicação/Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp