Grupo Planalto de comunicação

Professor Moisés Amaral: a arte do Jiu Jítsu se torna projeto social em Passo Fundo

O professor Moisés Amaral é um apaixonado pelo Jiu Jítsu.  A arte marcial japonesa que utiliza diferentes técnicas e golpes corporais para derrotar ou imobilizar o oponente abre portas para o desenvolvimento de um importante projeto social, desenvolvido por ele, conforme destacou em entrevista à Rádio Planalto News (92.1).
Tudo começou há cerca de cinco anos, quando o professor chegou para residir na capital do Planalto Médio. No Bairro São José, realizou as suas primeiras aulas inteiramente gratuitas para cerca de 80 crianças. O prédio em que o trabalho era desenvolvido acabou perdendo parte do telhado com o tempo e graças ao apoio de amigos e incentivadores do seu trabalho, como o então vereador João dos Santos (comunicador do Canal do Rio Grande), a orientação teve continuidade.
Posteriormente, as atividades foram levadas para o Bairro Fátima, ficando por dois anos, e agora estão ocorrendo no seu novo local, na Rua Paissandu.
Para participar das aulas de Jiu-Jítsu, não é preciso pagar nenhuma taxa. Porém, é preciso seguir algumas regras, dentre elas ter um bom rendimento escolar. Quem não apresenta boas notas na escola, briga na rua ou não respeita os pais acaba retirado das atividades, que prosseguem até os 16 anos de idade. Há, a partir dessa faixa etária, a possibilidade de seguir na equipe adulta da modalidade. Entre tantos orgulhos, Moisés Amaral lembra que possui até um aluno com síndrome de down integrado ao seu projeto.

O JIU JÍTSU

O Jiu Jitsu, via de regra, é uma arte marcial que tem por objetivo conquistar posições de controle sob o adversário até o xeque-mate, a finalização, seja por torção ou estrangulamento.  A modalidade é considerada um dos métodos mais incríveis de auto-conhecimento, pois, por ser originalmente concebida como uma forma de autodefesa, o Jiu Jitsu, através de sua prática, oferece lições importantes que são adequadas ao próprio cotidiano, se tornando uma grande metáfora da própria vida.

[foto=110251]

ACOMPANHE A ENTREVISTA CONCEDIDA AO COMUNICADOR CRISTIAN QUEIROZ (ÁUDIO)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais