O câncer de pele representa cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde. A prevenção desta e de outras doenças relacionadas à pele passa pelo cuidado na exposição ao sol, principalmente com o uso do protetor solar.
Gilvana Bonella, dermatologista e professora na Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) destaca que a prevenção ao câncer de pele precisa ser reforçada todos os dias, independente do clima, e não somente no verão. “Não interessa o tempo lá fora, pode estar chovendo, nublado, inverno ou verão. Nós precisamos aplicar o protetor solar todos os dias e, mais importante, reaplicar sempre que necessário”, reforça a médica.
Conforme a professora, o cuidado com a pele pode ser reforçado de três modos. O primeiro é a aplicação diária do protetor solar, mesmo que você fique na sombra ou dentro de casa. É necessário passar protetor solar ao acordar e reaplicar ao longo do dia.
A segunda etapa é associar proteção física junto com a proteção solar. Usar chapéu, óculos de sol e roupas de mangas longas e com proteção ultravioleta são essenciais quando você estiver com exposição prolongada ao sol, principalmente para pessoas que trabalham em áreas externas.
A terceira dica é a de frequentar regularmente um médico dermatologista, pelo menos uma vez ao ano. De acordo com Gilvana, o paciente pode ter alguma lesão na pele que passa despercebida no dia a dia, mas que pode indicar uma doença mais grave.
Fique atento aos sinais da pele
A médica explica que o sol brasileiro é um dos mais fortes do mundo, o que requer cuidados diários específicos para evitar doenças de pele, como o câncer. De acordo com Gilvana, existem sinais que as pessoas precisam ficar atentas, como feridas que não cicatrizam, ardência constante e manchas ásperas e descamativas.
O mês de dezembro é marcado pelo Dezembro Laranja, movimento que reforça os cuidados contra doenças de pele. É importante que a população consulte os serviços de saúde e redobre os cuidados com a proteção solar durante todo o ano, principalmente na temporada do verão brasileiro.










