Grupo Planalto de comunicação

Professora da UPF Tania Rösing recebe homenagem especial da Câmara Brasileira do Livro

Coordenadora das Jornadas Literárias recebeu a distinção de Amiga do Livro em evento especial da comunidade editorial brasileira

O mais tradicional e prestigiado prêmio literário do país, que dá aos vencedores o lastro da comunidade intelectual brasileira, além do reconhecimento a todos aqueles que trabalham com o livro, realizou a solenidade de entrega de homenagens nesta terça-feira, dia 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Mais de 500 escritores, intelectuais, representantes da comunidade editorial e da cultura brasileira conheceram os vencedores do Prêmio Jabuti, conferido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e que está neste ano em sua 56ª edição. Tradicionalmente, a CBL realiza uma homenagem especial no evento, que agraciou neste ano, a professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Dra. Tania Rösing, com o troféu de Amiga do Livro, em razão do trabalho coletivo coordenado por ela há mais de 33 anos pela formação de leitores no Norte gaúcho.

Prestigiaram a solenidade a ministra interina da Cultura Ana Cristina Wanzeler, o diretor Nacional do Livro, da Leitura e da Literatura Fabiano dos Santos Piúba, o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura José Castilho Marques Neto e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, entre outras autoridades. A festa do livro foi abrilhantada pelo espetáculo Solidão no Fundo da Agulha, do autor Ignácio de Loyola Brandão, com canções interpretadas por Rita Gullo.

Em seu pronunciamento, a professora Tania afirmou estar lisonjeada com condecoração de tamanho prestígio e elogiou o trabalho realizado pela CBL no sentido de promover a qualidade editorial no país. Da mesma forma, afirmou que são importantes as ações do governo federal, que distribui obras às escolas por meio do Programa Nacional do Livro Didático e do Programa Nacional Biblioteca da Escola. “Faço, entretanto, um chamamento a todos os segmentos representados neste evento, em especial, à senhora ministra interina da Cultura, de que precisamos nos unir e investir não somente no livro, mas também na formação de professores-leitores”, destacou, aplaudida pelo público presente.

Prêmio Jabuti
Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. O Jabuti 2014 contemplou 27 categorias. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona.

Confira todos os vencedores de 2014 no link http://premiojabuti.com.br/ven2/.

Outros prêmios
Recentemente, a professora Tania foi homenageada como Educadora Emérita da Feira do Livro de Passo Fundo e com o Troféu Guri, da Rádio Gaúcha. Além disso, no último dia 15/11 recebeu o Prêmio Parceiros da Escrita – Categoria Mídia, da Associação Gaúcha de Escritores, em razão do programa Mundo da Leitura na TV, um dos desdobramentos das Jornadas Literárias.

Facebook
Twitter
WhatsApp