A Polícia Civil indiciou por maus-tratos contra quatro crianças uma professora de 49 anos que foi filmada agredindo um menino de 4 anos em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Leonice Batista dos Santos está presa desde o dia 22 de agosto.
O caso aconteceu em 18 de agosto e ganhou repercussão após as imagens da câmera de segurança da escola mostrarem a educadora gritando com o aluno e, em seguida, atingindo a criança com uma pilha de livros. O impacto causou a perda de um dente e comprometeu outros cinco, exigindo tratamento odontológico com o uso de aparelho.
De acordo com a delegada que acompanha o caso, a professora foi indiciada por maus-tratos qualificados pela lesão corporal grave em relação ao menino que aparece no vídeo. Já em relação a outros três alunos, ela foi indiciada por maus-tratos na forma simples, com base em relatos de episódios anteriores apurados no mesmo inquérito.
Segundo os pais do menino, inicialmente a professora disse que a criança teria caído no banheiro e batido a boca. No entanto, ao levarem o filho a uma dentista, surgiram dúvidas sobre a versão apresentada, já que os ferimentos não eram compatíveis apenas com uma queda. Após solicitarem as imagens das câmeras de segurança, os responsáveis foram chamados à escola, onde tiveram acesso ao vídeo e descobriram o que realmente havia ocorrido.
A defesa da professora afirmou que vai provar a inocência dela e aguarda o relatório final do inquérito.
Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação