Na última quarta-feira, dia 11 de setembro, num encontro online, às 20h, aconteceu a segunda atividade preparatória para o Congresso Estadual de Teologia do Rio Grande do Sul. Nesta reunião, estiveram presentes graduandos e professores dos cursos de Teologia do estado do Rio Grande do Sul, bem como o assessor Frei Vanildo Zugno, OFMCap., que conduziu a conversa tratando sobre o tema “Provocações vindas da realidade eclesial/cultural/social do Rio Grande do Sul ao tema do congresso”.
Frei Zugno foi professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e atualmente trabalha na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Frei Vanildo Zugno começou tratando sobre o grande problema ecológico que vive o mundo e de modo especial o Rio Grande do Sul, como circunstância determinante para a análise da conjuntura da realidade eclesial/cultural/social do Rio Grande do Sul. A partir disso, tendo como base José Comblin, Frei Zugno lembrou que a Igreja ainda permanece com muitas estruturas rurais e compreende pouco a realidade da cidade dentro de uma sociedade que tem heranças históricas e culturais no positivismo e no tradicionalismo gaúcho. Muitas vezes, pensa-se no Rio Grande do Sul como uma cultura uniforme, onde o tradicionalismo gaúcho é a identidade de todo povo gaúcho. Mas na verdade, a realidade do Rio Grande do Sul é multicultural. Frei Zugno apontou também a Laudato Si’ e a Fratelli Tutti como dois grandes documentos da Igreja que são parâmetros para buscar uma ecologia integral e a fraternidade social no nosso estado.
Esta foi a segunda atividade preparatória para o Congresso dos cursos de Teologia do estado do Rio Grande do Sul deste ano de 2024, que ocorrerá entre os dias 21 a 24 de outubro na cidade de Santa Maria, com o tema “Luzes à teologia e à pastoral a partir das constituições do Vaticano II”. A primeira atividade ocorreu no dia 13 de agosto de 2024, também de maneira online, e teve como tema a história da teologia e dos congressos dos cursos de Teologia do estado do Rio Grande do Sul, tendo como palestrantes o Frei José Bernardi, OFMCap, e o Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap., ambos professores na ESTEF, sendo este último professor também na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).