Grupo Planalto de comunicação

Programa A União Faz a Vida, da Fundação Sicredi, já impactou mais de 5 milhões de estudantes ao longo de 30 anos Programa comemora três décadas de existência, com presença em 15 estados brasileiros, e se consolida como importante ferramenta de cooperação e cidadania

Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida, completa 30 anos neste dia 17 de julho. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento dos princípios de cooperação e cidadania e com uma metodologia própria que é desenvolvida por meio de projetos cooperativos, o programa promove uma aprendizagem ativa atuando diretamente em escolas públicas e privadas, impactando mais de 5 milhões de crianças e adolescentes até hoje.  

“É com muita alegria e orgulho que comemoramos essas três décadas de atuação do Programa A União Faz a Vida. Desde sua criação, com o envolvimento das escolas, educadores e assessores pedagógicos junto com as cooperativas locais, conseguimos promover mudanças significativas na educação das comunidades onde atuamos. Os relatos pessoais são a melhor medida do impacto dessa iniciativa ao longo do tempo”, destaca Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi. 

Com o mote “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, as celebrações terão diversas ações no decorrer do ano, entre elas o concurso “Qual nome é a minha cara?”, que foi recentemente lançado e convida as instituições de ensino participantes do A União Faz a Vida a sugerirem um nome para a mascote — uma abelha, símbolo de união e cooperação. O resultado será divulgado em novembro, durante o Summit Nacional de Cooperativismo promovido pela Fundação Sicredi. 

Fazendo a diferença  

O Programa, que iniciou no município de Santo Cristo (RS), cresceu e nestas três décadas milhares de estudantes em conjunto com os professores e comunidade educativa realizaram expedições investigativas e desenvolveram projetos a partir das suas curiosidades, relacionando as aprendizagens com a vida. 

Presente em 15 estados brasileiros, ao longo desse período já impactou positivamente 5,3 milhões de crianças e adolescentes, envolveu 250 mil educadores e alcançou 4,9 mil escolas em mais de 780 municípios. 

Com valores essenciais como o diálogo, justiça, solidariedade e respeito à diversidade, a abordagem pedagógica é centrada em projetos cooperativos, que estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. Além disso, todos os integrantes do projeto se engajam e participam ativamente, sejam eles estudantes, profissionais da educação, pais ou comunidade. Uma verdadeira Rede de Compromisso que valoriza cada pessoa que faz parte do Programa. Saiba mais: Programa A União Faz a Vida – SICREDI 

Histórias que inspiram 

Entre os muitos exemplos de transformação proporcionados pelo Programa, está o de Beatriz Pereira da Silva, colaboradora da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG. Ela participou do Programa durante a adolescência, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz, no município de Ernestina/RS, onde, atualmente, atua como gerente da agência do Sicredi. Hoje, Beatriz reconhece com orgulho a influência do Programa em sua jornada pessoal e profissional. 

“Com o PUFV, aprendi e vivenciei valores como cooperação e união. Olhando para minha trajetória, sinto um grande orgulho por ter feito parte disso tudo. Hoje, como gerente do Sicredi, poder estar na escola incentivando as crianças a participarem é muito significativo. É quando percebemos, de fato, que podemos fazer a diferença no lugar onde estamos inseridos. Para mim, o PUFV é a vivência prática do propósito do Sicredi de juntos construirmos uma sociedade mais próspera”, relata Beatriz.

Facebook
Twitter
WhatsApp