Grupo Planalto de comunicação

Programa Bombeiro Mirim conquista verba de R$ 80.000

O Programa Bombeiro Mirim, mantido pela Congregação de Nossa Senhora em parceria com a Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiro, conquistou, junto à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) verba de R$ 80.000. A oficialização do repasse aconteceu em Porto Alegre, onde o projeto foi representado pela coordenadora de Assistência Social da Congregação, Irmã Silvania Ioner. Além do Bombeiro Mirim, outras 32 obras assistenciais no Rio Grande do Sul foram beneficiadas.

O projeto contemplado é desenvolvido com 90 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Programa Bombeiro Mirim, e tem o nome de “Guardiões da Felicidade”. O valor, repassado através do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca), será utilizado para desenvolver atividades de arte, cultura e lazer. Este Fundo, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica/RS) e gerido pela Secretaria, tem o intuito de beneficiar as entidades conveniadas que trabalham com a prevenção à violência e a garantia de direitos dignos para crianças e adolescentes vulneráveis.

Ir. Silvânia agradeceu a parceria da SJDH e ressaltou a necessidade de recursos para a manutenção do trabalho social. “Sabemos que a caridade é importante mas é preciso recursos para que as entidades possam desempenhar os trabalhos com toda qualidade que as crianças e adolescentes merecem”, concluiu.  

A secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira, participou da solenidade de assinatura dos convênios e falou sobre a importância das entidades trabalharem lado a lado com os órgãos públicos. “As Políticas Públicas não se estabelecem apenas nos entes públicos; é de suma importância que os entes governamentais reconheçam as entidades que desenvolvem trabalhos em prol dos mais vulneráveis. Nós queremos que essas sejam parcerias que frutifiquem”, disse.

Juçara ainda afirmou que é preciso trabalhar a transversalidade. “A nossa Secretaria tem duas características principais, uma delas é a transversalidade, trabalhando com parceria de outras Secretarias para promover os direitos de todos. Se não fosse assim, a Secretaria não estaria cumprindo suas finalidades. A segunda característica é trabalhar com muitos conselhos, pois só assim conseguimos atingir a todos”, finalizou a secretária.

Facebook
Twitter
WhatsApp