Desde os primeiros desdobramentos da emergência climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, o Instituto Aliança Empresarial, por meio do ecossistema de inovação regional, conta com empresas, startups, pessoas profissionais voluntárias, mobilizou-se para auxiliar as cidades afetadas e as populações afetadas pela maior emergência climática já vivida no Estado. Agora, uma nova iniciativa apresentada nesta terça-feira (14), o programa “Novos Horizontes 360º”, visa unir os esforços com foco na resiliência e busca oferecer oportunidades dignas de recomeço para as pessoas e famílias atingidas. O programa propõe uma grande aliança junto à iniciativa privada para oportunizar um novo projeto de vida. Com origem em Passo Fundo, tem adesão do município de Marau e conta com a parceria do Instituto Hélice e Fundação Marcopolo, de Caxias do Sul.
Inspirado em iniciativas internacionais, o “Novos Horizontes 360º” conecta oportunidades em áreas como emprego, moradia, educação, saúde, segurança, qualificação, apoio psicológico e acolhimento. Essas oportunidades são fornecidas pelas empresas, parceiros-chave e lideranças integrantes do Instituto, além da equipe de voluntários residentes no Hub Aliança, em Passo Fundo. Um grupo multiprofissional de voluntários também conduz esforços para recolocação profissional e busca por moradia digna.
O programa conta com apoio de profissionais experientes, com a supervisão da arquiteta Ana Paula Wickert, que atuou como secretária de Planejamento de Passo Fundo entre 2013 e 2020. Além dela, o antropólogo colombiano Santiago Uribe, também é mentor e consultor do Novos Horizontes 360º. Ele foi responsável por transformar a realidade periférica turística de Medellín, na Colômbia, ao diminuir a violência e a desigualdade social, e também trabalhou por quase uma década com Nelson Mandela, na África do Sul.
Uribe destaca a importância de uma abordagem organizada nesta ação em prol dos profissionais atingidos. “Iniciativas como o programa ‘Novos Horizontes 360º’ já possuem exemplos em outros países e serão cada vez mais recorrentes devido à necessidade de enfrentar as mudanças climáticas de forma coordenada”, pontua.
Um esforço coletivo
Para o conselheiro e founder do Instituto Aliança Empresarial, Erasmo Carlos Battistella, a iniciativa reflete a mobilização necessária para lidar com o desafio enfrentado no Rio Grande do Sul. “Ao mesmo tempo em que nos mobilizamos para auxiliar os municípios, outro grupo de trabalho atuou no escopo deste programa. Reunimos oportunidades de emprego, soluções para moradia, acolhimento e apoio psicológico. Queremos que pessoas ou famílias que desejem um novo plano de vida em Passo Fundo encontrem um recomeço digno por meio do programa”, afirma.
A diretora institucional do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, reconhece o esforço da equipe conectada ao Hub Aliança com profissionais e empresas que não medem esforços para contribuir com as ações voluntárias. Ela enfatiza, ainda, a necessidade de ações como essa que possam construir soluções ágeis e com visão para o futuro das pessoas atingidas. “Estamos vivendo um momento sem precedentes e precisamos unir forças para facilitar o bem-estar e a reconstrução digna da vida das pessoas. O mundo inteiro está buscando formas de ajudar. É uma resposta da natureza aos efeitos climáticos, e nosso papel agora é contribuir para novos começos, novos comportamentos e estratégias que minimizem os impactos causados pelas enchentes”, destaca.
O vice-presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, José Luis Turmina, explica que foram estruturados canais específicos para facilitar que pessoas ou famílias atingidas pelas enchentes e interessadas em participar façam o contato. “Prontamente, a equipe de trabalho do programa estruturou uma plataforma online, no site www.novoshorizontes360.com.br, onde as famílias interessadas podem cadastrar suas informações iniciais para se candidatar ao programa “Novos Horizontes 360º”. Colocamos ainda um WhatsApp para informações e assistência pelo número (54) 9.3505-2009”, explica Turmina.
Para o presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, Antônio Roso, o momento é de unir esforços e potencialidades para auxiliar o Rio Grande do Sul neste cenário de emergência climática. “Esta é a forma emergencial que o Instituto Aliança Empresarial encontrou de ajudar as pessoas e as famílias que foram afetadas. Somamos esforços entre lideranças voluntárias e colocamos imediatamente de forma simples na prática. Sabemos que são dezenas de milhares de pessoas atingidas, mas temos convicção que aquelas que conseguirem ser abraçadas pelas suas redes de apoio, será de grande valia”, reforça Roso.
Nesta primeira fase do “Novos Horizontes 360º”, foram mapeadas mais de 200 vagas de trabalho em mais de 20 empresas e startups integrantes do Instituto Aliança Empresarial que poderão ser ofertadas. As posições são em diferentes setores, como indústria, tecnologia da informação, construção civil, comércio, varejo e prestação de serviços.
Perguntas e respostas sobre o “Novos Horizontes 360º”
O que é o programa?
O programa “Novos Horizontes 360º” é uma grande aliança entre pessoas e instituições voluntárias de Passo Fundo, liderada pelo Instituto Aliança Empresarial, que busca proporcionar um novo projeto de vida para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Quais os propósitos do programa?
a) Contribuir, na medida do possível, na mitigação dos impactos causados pela migração forçada resultante de fatores ambientais;
b) Fortalecer a rede de apoio e proteção às populações afetadas quando ocorre a migração forçada e procurar soluções duradouras para a sua situação;
c) Facilitar a migração digna como estratégia de adaptação às alterações climáticas e contribuir para a resiliência das vidas atingidas nesses territórios.
Quem faz parte do programa?
Lideranças, empresas e startups parceiras do Instituto Aliança Empresarial, com equipe de profissionais voluntários. O programa conta com a mentoria do antropólogo colombiano Santiago Uribe e supervisão da arquiteta Ana Paula Wickert.
Também são parceiros do programa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Passo Fundo, Wise, Amcham, Instituto Hélice, Fundação Marcopolo, Prefeitura de Marau, ACIM, Voa Hub, Aluga Mais, Verdi Imóveis, Hapy, Água Conectada, FillTech.
Como o programa funciona?
O programa “Novos Horizontes 360º” conecta oportunidades de emprego, espaços de coworking, moradia e capacitação de forma personalizada, ou seja, cada caso terá que ter acompanhamento e análise integrada o que inicialmente demandará maior atenção para garantir o bem estar de todos. Além disso, há um canal para que as pessoas possam se inscrever e fornecer seu perfil e experiências para que sejam mapeado o grau de aderência com as oportunidades disponíveis.
Quais serão as características observadas?
Como forma de oferecer um ambiente seguro, digno e prezar pela humanização no acolhimento das pessoas, o programa “Novos Horizontes 360º” busca potencializar a rede de apoio para o acolhimento, observando:
1) Desejar construir um novo projeto de vida em Passo Fundo;
2) Possuir vínculos familiares ou de trabalho na sua redes de apoio no município;
3) Possuir aderência e compatibilidade com as oportunidades de trabalho.
Como pessoas e empresas poderão ajudar?
Integrantes do ecossistema do Instituto Aliança Empresarial, poder público, universidades, entidades e instituições voluntárias de Passo Fundo poderão auxiliar na construção de oportunidades (vagas de emprego, moradia, capacitação e acolhimento) a serem disponibilizadas às pessoas em situação de vulnerabilidade decorrentes do cenário de emergência climática vivido pelo Rio Grande do Sul.
Central de Atendimento do Novos Horizontes 360º
A inscrição pode ser feita por meio da plataforma online, no site www.novoshorizontes360.com.br, onde as famílias interessadas podem cadastrar suas informações iniciais para se candidatar ao programa “Novos Horizontes 360º”. Para mais informações e assistência, entre em contato telefônico ou via WhatsApp pelo número (54) 9.3505-2009.