O secretário da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Pestana, esteve na sede da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) na tarde de quarta-feira, 5, para o lançamento do Programa RS Mais Igual, por meio da Caravana da Inclusão, que percorre todo o Estado. O RS Mais Igual vai trazer um complemento à renda das famílias que vivem em condição de extrema pobreza e que já são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família na região do Corede/Produção. Pelo menos 500 pessoas de municípios da região estiveram na sede da Uampaf para acompanhar o lançamento do programa.
Em torno de 1,3 mil famílias de pelo menos 15 municípios da região devem ser beneficiadas com o novo programa. Por meio do RS Mais Igual, o Governo do Rio Grande do Sul está garantindo aos beneficiários do Programa Bolsa Família com crianças de até seis anos, uma renda mensal de R$ 100,00 por pessoa.
A dona de casa Tânia Aparecida dos Santos, 32 anos, que reside no município de Pontão, diz que o reforço na renda é importante porque vai fazer com que ela e as duas filhas possam viver com um pouco mais de conforto. “Pra mim ajuda porque sou só eu com as duas meninas. Esse dinheiro nos ajuda naquilo que a gente precisa e não tenho do que me queixar, pra mim está ótimo”, avalia.
Residente no município de Mato Castelhano com o marido e os dois filhos, a dona de casa Angela Maria do Amaral, 34 anos, diz que o novo benefício deve trazer um pouco mais de tranquilidade para ela e seus familiares. “Vai ajudar bastante porque meu marido sofre de câncer no esôfago e não pode trabalhar. Tenho meu piá que trabalha também para nos ajudar, justamente porque a nossa renda é baixa”, conta.