A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), iniciou, nesta quarta-feira (7), as atividades do programa de tempo integral, uma das maiores iniciativas da educação pública municipal de Passo Fundo.
Capacidade e qualidade
De acordo com o Secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o programa foi projetado para ampliar significativamente o número de alunos em tempo integral, representando o compromisso da prefeitura com uma educação de qualidade e integral dos estudantes da rede municipal. As atividades ocorrem na estrutura da UPF e contemplam 920 alunos de 18 escolas municipais. Somada às demais iniciativas de tempo integral já existentes, a rede pública municipal passa a contemplar mais de 1500 alunos em 2024.
Integração com o currículo escolar
Essa iniciativa visa proporcionar mais tempo para aprendizagens e desenvolvimento de habilidades, criando um ambiente enriquecido com projetos interdisciplinares, atividades extracurriculares e oficinas pedagógicas que complementam o currículo regular.
“Este projeto representa um avanço significativo na educação pública de Passo Fundo, oferecendo uma educação integral e integrada, que prepara os alunos para os desafios futuros, tanto educacionais quanto pessoais”, aponta o secretário.
Atividades oferecidas
O projeto abrange uma variedade de atividades que vão desde o movimento corporal, empreendedorismo, até o meio ambiente As atividades contemplam práticas e experiências lúdicas, permitindo aos alunos aprenderem na prática, o que torna a aprendizagem mais significativa. As atividades oferecidas incluem oficinas pedagógicas nas áreas de leitura e compreensão leitora, cidadania global, matemática, empreendedorismo, sustentabilidade, movimento corporal e artes.
Infraestrutura
Toda a infraestrutura da Universidade de Passo Fundo estará disponível para os alunos da rede, incluindo espaços para prática de esportes, laboratórios, biblioteca, salas de aula, área verde e salas de ensaio. Todos os recursos serão utilizados para o desenvolvimento de competências de forma prática e experiencial.
Parceria com a UPF
Um dos pilares do projeto é o convênio com a Universidade de Passo Fundo (UPF), que fornecerá professores e estrutura para o desenvolvimento das atividades. Os monitores serão estudantes da UPF, promovendo uma interação enriquecedora entre universitários e alunos da rede pública, e contribuindo para a formação prática dos futuros educadores.
Duração e expansão
O projeto tem um prazo inicial de um ano, com possibilidade de renovação e ampliação. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas atendidas, acompanhará o desenvolvimento das atividades, garantindo que estejam alinhadas à proposta pedagógica de cada instituição e ao projeto norteador da rede como um todo, conforme o Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo, baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Escolas participantes
EMEF Cohab Secchi
EMEF Irmã Maria Catarina
EMEF Coronel Lolico
EMEF Santo Agostinho
EMEF Adolfo Camargo
EMEF Etelvina Rocha Duro
EMEF Padre José de Anchieta
EMEF Dyógenes Martins Pinto
EMEF São Luiz Gonzaga
EMEF Antonino Xavier
EMEF Arlindo Luiz Osório
EMEF Escola do Hoje
EMEF Daniel Dipp
EMEF Jardim América
EMEF Professor Arno Otto Kiehl
EMEF Fredolino Chimango
EMEF Romana Gobbi
EMEF Guaracy Barroso Marinho