Grupo Planalto de comunicação

Projeto da Prefeitura promove integração entre gerações Cerca de 30 crianças e dez idosos se revezam a cada semana em oficinas

Foto: Michel Sanderi

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Coordenadoria do Idoso e a Secretaria de Educação, vem realizando um projeto que visa integrar idosos e crianças da rede municipal de ensino. A Escola Pública das Gerações, começou no ano passado e tem como objetivo promover a convivência entre gerações, resgatando costumes e histórias antigas.

A coordenadora da Coordenadoria do Idoso, Tania Carraro, explica que a ideia partiu do prefeito Pedro Almeida. “O prefeito teve essa ideia de juntar os idosos com as crianças, por isso Escola das Gerações, trazer as crianças das escolas do município para dentro da coordenadoria para conviver com os idosos”, comenta Tania.

Ao longo do ano, a Escola das Gerações promove diversas atividades e oficinas. No ano passado, foi realizada a “escola do chimarrão com carreteiro”, onde os idosos ensinavam as crianças a preparar a bebida e a comida. Após, todos se reuniam para compartilhar a refeição. Este ano, as atividades começaram mais cedo, e no mês passado os idosos participaram da “escola maker” na Escola das Profissões.

Atualmente, todas as quartas-feiras, os idosos e as crianças participam da oficina de chimarrão e bolinho de chuva. “Quando terminarem os quatro encontros, vamos partir para outra culinária. Estamos avaliando as possibilidades, dependendo dos ingredientes disponíveis com a nutrição”, explica Tania.

O projeto não se limita apenas à culinária. No ano passado, foi realizada a oficina de brinquedos antigos, onde os idosos ensinaram as crianças a jogar Cinco Marias. “É uma integração entre idosos e crianças, tentando resgatar os costumes e histórias de antigamente”, destaca Tania.
Participam do projeto cerca de 30 crianças e dez idosos, que se revezam a cada semana. Um dos idosos participantes, Sebastião, compartilhou sua experiência: “Meu avô ensinou meu pai a preparar o mate, e ele transmitiu essa prática para mim. É uma alegria poder passar isso para as crianças”.

A Escola Pública das Gerações se consolida como um exemplo de projeto bem-sucedido, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre diferentes gerações e fortalecendo os laços comunitários em Passo Fundo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais