Grupo Planalto de comunicação

Projeto do Creati UPF reúne voluntárias para confeccionar agasalhos de tricô Iniciativa, desenvolvida há mais de 20 anos, foi retomada nesta semana

Foto: Caroline Lima e Carla Vailatti

Uma vez por semana, um grupo de mulheres se reúne no Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) para uma causa nobre: a confecção de agasalhos de tricô para doação. A iniciativa pertence ao Programa de Ação Social e Educativa do Creati (Pasec/UPF), que foi retomado nessa terça-feira, 20 de agosto. As peças produzidas pelas voluntárias – a maioria alunas do Creati – serão doadas a instituições sociais de Passo Fundo.

De pontinho em pontinho surgem meias, cobertores, toucas, mantas e outras peças que buscam aquecer quem mais precisa. A aluna do Creati, Neusa Emilia Hoffmann, de 84 anos, participa do projeto desde quando ele iniciou, há mais de 20 anos. “Para nós é uma grande alegria voltarmos com as ações do Pasec. Vamos fazer muitas coisas bonitas para levar aos idosos nos lares de vovós e para as crianças que precisam de coletinhos, toucas e sapatinhos. Aqui a gente se sente muito feliz, porque tem oportunidade de conhecer bastante colegas e trocar palavras, é muito bom”, comenta Neusa, que participa do Creati há mais de 30 anos.

A aluna da oficina de hidroginástica, Vitória Martinelli, também se voluntariou para participar da atividade. “Recebi o convite para participar e aceitei porque acho importante a gente fazer algo de doação. No mundo em que a gente vive hoje as pessoas estão muito preocupadas com si próprias e não em ajudar. E aí a minha atitude hoje é ajudar as pessoas a aquecerem o pezinho, a cabeça, porque tem feito tanto frio e eu achei que seria o caminho e aceitei. Tenho muita gratidão por esse convite e hoje estou participando pela primeira vez”, afirma.

As ações e encontros do grupo são coordenados pela professora Ana Lucia Strapasson Faccio, desde 2004. “Lá no início do Pasec nós fazíamos doações de alimentos e de lãs. Em 2005, conversei com as meninas e começamos a produzir as peças de tricô. Ensinamos as que não sabiam e foi um sucesso. A ideia foi tão boa que as alunas comentavam que era uma terapia”, explica a professora, ao destacar. “Com a pandemia, as atividades do grupo foram interrompidas, mas este ano decidimos retomar nossas ações. Não existe sensação melhor. Me sinto leve, muito feliz e grata por ter esta oportunidade de retornar”, destaca a professora.

Como participar?

Os encontros são realizados às terças-feiras, no prédio B3, Campus I da UPF, nos turnos da manhã e tarde. Podem participar pessoas que saibam tricotar ou que tenham interesse em aprender. Interessados em fazer parte do Pasec UPF devem entrar em contato com o Creati pelo telefone (54) 3316-8580 ou WhatsApp (54) 98432-7166.

Facebook
Twitter
WhatsApp